Material em Foco: Casas Hermanas por Drucker Arquitetos Associados

Material em Foco: Casas Hermanas por Drucker Arquitetos Associados

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde pedimos aos arquitetos que nos contem sobre o processo e o de pensamento por trás de suas escolhas de materiais e definem os passos necessários para a construção de suas edificações.

As Casas Hermanas foram projetadas pelo escritório Drucker Arquitetos Associados, e possuem um partido arquitetônico formal que se destaca no bairro devido à sua contemporaneidade, à partir da estrutura com vigas em grandes balanços, espaços integrados, grandes vidraças para a rua arborizada, abundância de luz natural, ventilação cruzada e foram escolhidos materiais mais adequados à vedação de infiltrações, com o uso de modernas esquadrias de alumínio, coberturas metálicas termo-acústicas, placas solares e caixa de reuso de águas pluviais. Nós conversamos com a arquiteta Monica Drucker para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios dos projetos.

Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?

MD: Estrutura convencional em concreto, Esquadrias em alumínio pintura eletrostática, detalhes em pedra e madeira e porcelanatos nos pisos em geral (dormitórios com piso em assoalho de madeira).

© Ruben Otero

Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estavam escolhendo os materiais empregados no projeto?

MD: Este projeto foi elaborado para incorporação, por isso não escapamos de escolhas convencionais nos materiais.Acabamentos como a pedra ferro e a madeira cumaru em forma de painéis nas alvenarias buscam harmonizar e dar texturas diferentes aos elementos construtivos convencionais.As casas também apresentam muitas esquadrias grandes e envidraçadas, que dão mais leveza ao projeto através da transparência , além de ampliar o campo de visão do morador e a entrada de luz natural.

© Ruben Otero

Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.

MD: O projeto das casas buscou a integração dos ambientes e uma fluidez no uso cotidiano. Os materiais para revestimentos externos nos jardins dos fundos e nas fachadas, como a pedra ferro (com uma gama grande de tons frios e quentes) e a madeira cumaru ripada buscam enriquecer o minimalismo das formas, só através de seus tons e texturas. Os grandes painéis de vidro integram a área interna com as externas.
As estruturas de concreto não são usadas de modo tão convencional, na medida em que a arquitetura buscou a sensação de ampliação de espaços através dos balaços das vigas e lajes, deixando os pilares embutidos nas alvenarias que dão para as divisas laterais.

© Ruben Otero

Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?

MD: Integração espacial e fluidez no uso. Detalhes como pérgolas e painéis de madeira ou pedra dão um toque inusitado aos ambientes.

© Ruben Otero

A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?

MD: Em geral, não.

© Ruben Otero

Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto? 

MD: Nesse caso específico, não.

© Ruben Otero

Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?

MD: Eram fornecedores com quem já havia trabalhado em outras obras e que tiveram um resultado positivo.

© Ruben Otero

Veja aqui o projeto completo:

Casas Hermanas / Drucker Arquitetos Associados

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Material em Foco: Casas Hermanas por Drucker Arquitetos Associados " 23 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794366/material-em-foco-casas-hermanas-por-drucker-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.