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Como se tornar mais visível na internet? 6 dicas de como se posicionar em mecanismos de busca

Como se tornar mais visível na internet? 6 dicas de como se posicionar em mecanismos de busca
Como se tornar mais visível na internet? 6 dicas de como se posicionar em mecanismos de busca, © Por Liftarn (Autor) [Dominio Público], via Wikimedia Commons
© Por Liftarn (Autor) [Dominio Público], via Wikimedia Commons

Neste artigo publicado originalmente no Blog de Arquitetura Fundação Arquia, sua autora Amparo Martínez da alguns conselhos para tornar mais visível sua página na web utilizando estratégias de SEO: "Search Engine Optimization". Realizando alterações na estrutura e informação de sua página web, é possível melhorar sua visibilidade através do posicionamento nos resultados encontrados em sites de busca como Google. A seguir, 6 conselhos que deveriam ser seguidos para você não ficar perdido no mar de informações que é a internet.

© Por Synoristechnology (Autor), via Wikimedia Comuns. Licença CC BY-SA 4.0
© Por Synoristechnology (Autor), via Wikimedia Comuns. Licença CC BY-SA 4.0

Fazer SEO de um site é otimizar sua visibilidade por meio de alterações na estrutura e informação. Para compreender este conceito, recomendo dois artigos: um do Blog de Infoautónomos e outro de Ginés Mayol para Negócios Locais.
A seguir, alguns conselhos para que o seu site seja mais visível, importante e acessível:

1. Crie fama e vá dormir.

Com o SEO Off Page, adquirimos relevância por meio de vínculos externos (blacklinks) de outros web sites. Se seus projetos estão ligados ao ArchDaily, seu valor aumenta; se seus colegas, ou clientes, falam de você em seus blogs, sites e redes sociais, também.

2. Somo "architects" ou arquitetos?

O SEO On Page define-se como a inserção de uma combinação de palavras chave concreta no conteúdo de um site (nos títulos da página, no discurso em negrito, nos links internos, na metadescrição e nos textos alternativos das imagens).

Por exemplo, se escrevo um post sobre "SEO para arquitetos", esta combinação de palavras deve estar presente no título do post (e está), na URL (deveria estar), e no conteúdo (triplo check).

Por outro lado, Google.br não traduz significados. Assim, se desejamos interagir com o mercado brasileiro, não devemos utilizar o idioma inglês, nem mesmo em redes sociais como Linkedin. Essa dica é válida porque às vezes gostamos de apresentar os arquitetos como“strategists”, “design managers” ou “architects”.

3. Pense global, atue local

Em nosso setor, a combinação de palavras chave preferida pode ser a que resulte do vínculo entre a palavra arquitetos com a localização de nosso escritório (Madri, Murcia, etc.) pois partimos do fato que trabalhamos em negócios locais.

Nas cidades com muitos habitantes, também há muita competição. Não é o mesmo dizer "arquitetos Madri" ou "arquitetos Torremolinos". No primeiro caso, para diferenciar-se do resto, é possível utilizar como combinação de palavras chave as que agrupem as atividades que são desenvolvidas com assiduidade: licenças de atividade, marketing para arquitetos, projetos de interior, etc. Quanto mais específico seja seu serviço e menos competição você tenha, maior torna-se a possibilidade de êxito.

4. Uma imagem não vale mais do que mil palavras

© Usuário Flickr: Jan Kaláb. Licencia CC BY-SA 2.0
© Usuário Flickr: Jan Kaláb. Licencia CC BY-SA 2.0

Os algoritmos de busca do Google dão prioridade aos textos em relação às imagens. Portanto, é importante escrever descrições na homepage.

Arquitetos com um portfólio gráfico preferem uma homepage visual, mais coerente com suas imagens corporativas e identidade profissional. No caso de não poder passar sem uma imagem no primeiro plano, fiquemos atentos à dimensão da imagem, para que não seja excessiva para que o tempo de carregamento da página não supere quatro ou cinco segundos.

5. Não crie "spam"

Se não mencionarmos de forma explícita que somos arquitetos, isso pode ficar confuso para os clientes... E para o "www" não se deve confundir informação com propagandas.

O Google valoriza que a palavra de busca esteja na raiz da URL, mas otimizar a página para uma palavra (ou seja, escreve-la vinte vezes sem ordem) pode gerar inquietude no cliente e isso será penalizado nos sites de busca. É importante encontrar o equilíbrio.

6. A competência é a mãe da ciência

Google My Business. Imagem © Google
Google My Business. Imagem © Google

Encontre quais três sites estão nas primeiras posições dos resultados no Google para a combinação de palavras-chave que lhe interessa, e estude sua estrutura, seus blacklinks, seus títulos e sua URL.

Registre-se em fóruns profissionais como Houzz ou Habitíssmo. Preste especial atenção ao Google My Business e verifique seu e-mail.

Espero que os conselhos tenham sido úteis. De qualquer forma, se com o SEO ampliam-se nossas possibilidades de visibilidade, com o SEM elas se multiplicam. Para anima-los deixo este artigo publicado há anos atrás no blog de Sergio Vázquez.

Cita: Amparo Martínez. "Como se tornar mais visível na internet? 6 dicas de como se posicionar em mecanismos de busca" [¿Cómo hacerte más visible en Internet? SEO para arquitectos y 6 claves de posicionamiento en buscadores] 03 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794357/como-se-tornar-mais-visivel-na-internet-6-dicas-de-como-se-posicionar-em-mecanismos-de-busca> ISSN 0719-8906