Alunos de arquitetura do Rio de Janeiro criarão projetos para áreas do Porto Maravilha

A cidade do Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, o Desafio de Design Odebrecht Braskem, um programa entre universitários que estimula novos talentos a desenvolver aplicações inovadoras com plástico em peças de mobiliário urbano, considerando critérios como modernidade, sustentabilidade, praticidade e sofisticação.

As peças vencedoras serão utilizadas em áreas públicas de convivência do Porto Maravilha, região que passa por um processo de requalificação urbana.

Com o tema central "Mobiliário urbano para espaços em transformação", os estudantes terão que trabalhar em duas categorias: "Alimentação e Apresentações Artísticas" e "Repouso e Trabalho". Já foram selecionados alunos de design e arquitetura das instituições: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ao longo de quatro meses, período de desenvolvimento dos projetos, os estudantes serão orientados por Augusto Seibel, Daniel Kraichete e Marco Maia e ficarão em escritório no próprio Porto. Além de serem capacitados com palestras técnicas e treinamentos sobre as aplicações de produtos da Braskem, os estudantes receberão informações sobre Análise de Ciclo de Vida dos produtos, materiais e processos, tendências de design, empreendedorismo, entre outros.

Em dezembro, uma comissão julgadora, composta por representantes da Braskem, Odebrecht e uma equipe de especialistas, vai selecionar um projeto vencedor por categoria, que receberá como prêmio R$ 15 mil.

Nas últimas edições do Desafio de Design Odebrecht Braskem, os resultados demonstraram criatividade e funcionalidade. Os móveis produzidos em 2013, por exemplo, estão hoje na área de convivência do Edifício Odebrecht São Paulo.

Já em 2014 os estudantes tiveram que criar móveis plásticos para escolas em duas categorias: Infantil e Ensino Fundamental/Médio. Em 2015, os participantes foram convidados a desenvolver mobiliários para decorar os espaços de convivência de empreendimentos da Odebrecht Realizações Imobiliárias, todos na Zona Sul da capital paulista. 

Via Entretenimento UOL.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Alunos de arquitetura do Rio de Janeiro criarão projetos para áreas do Porto Maravilha" 30 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794256/alunos-de-arquitetura-do-rio-de-janeiro-criarao-projetos-para-areas-do-porto-maravilha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.