Arte urbana, a expressão artística que transformou Girona em um museu ao ar livre

Desde os anos 90 os grafites formam parte da cultura urbana de Girona (Catalunha, Espanha), onde artistas como Zozen Bandido e os NMD deixaram sua marca, tornando-se os pioneiros da arte urbana nesta cidade.

Neste sentido, nos últimos quatro anos, o festival Milestone Project tem enfatizado esta expressão artística e transformando as ruas de Girona em um museu de arte urbana.

Arte urbana, a expressão artística que transformou Girona em um museu ao ar livre - Mais Imagens+ 3

Cada verão, artistas internacionais reconhecidos no meio da arte de rua, tais como Kazki, Momo e 108 participam da transformação do espaço público da cidade.

108, Boris Hoppek - Bonastruc de Porta. Imagem © Ana Rodríguez

Os grafites, murais artísticos e a arte de rua em geral converteu seus muros em landmarks urbanos, criando novos percursos para descobrir a cidade. O objetivo não é somente estético, mas sim de gerar, através da arte, uma conscientização sobre o espaço público e ressaltar, junto a suas obras, a identidade dos seus habitantes.

Milu - Columnes bonastruc. Imagem © Ana Rodríguez

O festival já deixou sua marca por toda a cidade; desde as colunas que sustentam a linha de trem, até os caminhos mais escondidos da parte antiga da cidade. Com o passar dos anos, Girona se transformou em uma galeria ao ar livre; a cada ano uma nova trajetória é criada, permitindo que o espectador obtenha uma nova visão sobre o contexto urbano a medida que descobre as obras.

Andrea Btoy - Columnes bonastruc. Imagem © Ana Rodríguez

Na primeira edição do Milestone Project, Erica il Cane representou uma das lendas locais: um monstro metade crocodilo metade borboleta, transformando assim a fachada de estacionamento deteriorado em um novo emblema para a cidade.

Erica il Cane (2012) - Estacionamento. Imagem © Ana Rodríguez

Na edição 2015 do festival, o artista valenciano Escif e o argentino Pastel interviram pela primeira vez no bairro de Font de la Pólvora, bairro cigano marginalizado. Suas obras trazem certa dignidade aos seus habitantes e ao bairro monótono formado por blocos de moradias construídos nos anos 60.

Pastel (2015) - Font de la Pólvora . Imagem via @UrbaniteWebzine

O Milestone Project abordou um novo foco na arte urbana, já que, durante a semana do festival, diversas atividades, conferências, oficinas de fotografia e vídeo se desenvolveram, permitindo que seus visitantes criassem uma reflexão sobre o espaço público. As intervenções realizadas nestes espaços menos frequentados pretendem não somente abordar uma mudança estética e ressaltar as qualidades do lugar mas também esperam que seus habitantes se reapropriem do espaço urbano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rodríguez Melgar, Ana. "Arte urbana, a expressão artística que transformou Girona em um museu ao ar livre" [Arte urbano, la expresión artística que transformó Girona en un museo al aire libre] 11 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793023/arte-urbana-a-expressao-artistica-que-transformou-girona-em-um-museu-ao-ar-livre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.