O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arte urbana, a expressão artística que transformou Girona em um museu ao ar livre

Arte urbana, a expressão artística que transformou Girona em um museu ao ar livre

  • 14:00 - 11 Setembro, 2016
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Arte urbana, a expressão artística que transformou Girona em um museu ao ar livre
Arte urbana, a expressão artística que transformou Girona em um museu ao ar livre, Agostino Iacurci (2015) - Rua San Pau. Imagem © Ana Rodríguez
Agostino Iacurci (2015) - Rua San Pau. Imagem © Ana Rodríguez

Desde os anos 90 os grafites formam parte da cultura urbana de Girona (Catalunha, Espanha), onde artistas como Zozen Bandido e os NMD deixaram sua marca, tornando-se os pioneiros da arte urbana nesta cidade.

Neste sentido, nos últimos quatro anos, o festival Milestone Project tem enfatizado esta expressão artística e transformando as ruas de Girona em um museu de arte urbana.

Andrea Btoy - Columnes bonastruc. Imagem © Ana Rodríguez Erica il Cane (2012) - Estacionamento. Imagem © Ana Rodríguez Pastel (2015) - Font de la Pólvora  . Imagem via @UrbaniteWebzine © Ana Rodríguez + 8

Cada verão, artistas internacionais reconhecidos no meio da arte de rua, tais como Kazki, Momo e 108 participam da transformação do espaço público da cidade.

108, Boris Hoppek - Bonastruc de Porta. Imagem © Ana Rodríguez
108, Boris Hoppek - Bonastruc de Porta. Imagem © Ana Rodríguez

Os grafites, murais artísticos e a arte de rua em geral converteu seus muros em landmarks urbanos, criando novos percursos para descobrir a cidade. O objetivo não é somente estético, mas sim de gerar, através da arte, uma conscientização sobre o espaço público e ressaltar, junto a suas obras, a identidade dos seus habitantes.

Milu - Columnes bonastruc. Imagem © Ana Rodríguez
Milu - Columnes bonastruc. Imagem © Ana Rodríguez

O festival já deixou sua marca por toda a cidade; desde as colunas que sustentam a linha de trem, até os caminhos mais escondidos da parte antiga da cidade. Com o passar dos anos, Girona se transformou em uma galeria ao ar livre; a cada ano uma nova trajetória é criada, permitindo que o espectador obtenha uma nova visão sobre o contexto urbano a medida que descobre as obras.

Andrea Btoy - Columnes bonastruc. Imagem © Ana Rodríguez
Andrea Btoy - Columnes bonastruc. Imagem © Ana Rodríguez

Na primeira edição do Milestone Project, Erica il Cane representou uma das lendas locais: um monstro metade crocodilo metade borboleta, transformando assim a fachada de estacionamento deteriorado em um novo emblema para a cidade.

Erica il Cane (2012) - Estacionamento. Imagem © Ana Rodríguez
Erica il Cane (2012) - Estacionamento. Imagem © Ana Rodríguez

Na edição 2015 do festival, o artista valenciano Escif e o argentino Pastel interviram pela primeira vez no bairro de Font de la Pólvora, bairro cigano marginalizado. Suas obras trazem certa dignidade aos seus habitantes e ao bairro monótono formado por blocos de moradias construídos nos anos 60.

Pastel (2015) - Font de la Pólvora  . Imagem via @UrbaniteWebzine
Pastel (2015) - Font de la Pólvora . Imagem via @UrbaniteWebzine

O Milestone Project abordou um novo foco na arte urbana, já que, durante a semana do festival, diversas atividades, conferências, oficinas de fotografia e vídeo se desenvolveram, permitindo que seus visitantes criassem uma reflexão sobre o espaço público. As intervenções realizadas nestes espaços menos frequentados pretendem não somente abordar uma mudança estética e ressaltar as qualidades do lugar mas também esperam que seus habitantes se reapropriem do espaço urbano.

Cita: Rodríguez Melgar, Ana. "Arte urbana, a expressão artística que transformou Girona em um museu ao ar livre" [Arte urbano, la expresión artística que transformó Girona en un museo al aire libre] 11 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793023/arte-urbana-a-expressao-artistica-que-transformou-girona-em-um-museu-ao-ar-livre> ISSN 0719-8906