O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Safári Urbano: metodologia para avaliação de calçadas

Safári Urbano: metodologia para avaliação de calçadas

Safári Urbano: metodologia para avaliação de calçadas
Safári Urbano: metodologia para avaliação de calçadas, via Mobilize
via Mobilize

O Safári Urbano é uma metodologia de análise de calçadas baseada em estudo desenvolvido nos Estados Unidos, intitulado "Active Design: Shaping the Sidewalk Experience". O trabalho foi desenvolvido em Nova Iorque a partir da colaboração entre diversos departamentos da prefeitura da cidade, como Secretaria de Planejamento, Construção, Saúde e Transporte, e faz parte de uma coleção de estudos e pesquisas que buscam relacionar a forma urbana e o ambiente construído a aspectos da saúde. 

A metodologia original foi testada e aprimorada durante o período de desenvolvimento do trabalho pela equipe em Nova Iorque e depois traduzida e adaptada pela Cidade Ativa aqui no Brasil. O material é composto por fichas que orientam a elaboração das perspectivas, de desenhos técnicos para obtenção de medidas e quantificações e que indicam a coleta de parâmetros obtidos em campo e facilitam a compreensão – e comparação – dos elementos que caracterizam as calçadas avaliadas.

Ao final do Safári Urbano, a calçada é avaliada qualitativamente pelos pesquisadores, o que permite comparar estudos de caso e identificar oportunidades e desafios para projetos de calçadas. São analisados aspectos e elementos referentes à segurança. mobiliário urbano, acessibilidade, conectividade, escala do pedestre, complexidade, sustentabilidade e resiliência climática. 

O método é aplicado através de uma série de fichas técnicas a serem completadas de acordo com a experiência do avaliador no local, que pode tomar notas, fazer croquis de auxílio e pontuar as calçadas em cada um dos tópicos observados.

Os interessados podem baixar as fichas de avaliação aqui, ou saber mais na página do Cidade Ativa

Via Mobilize

Cita: Romullo Baratto. "Safári Urbano: metodologia para avaliação de calçadas" 09 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792979/safari-urbano-metodologia-para-avaliacao-de-calcadas> ISSN 0719-8906