Safári Urbano: metodologia para avaliação de calçadas

O Safári Urbano é uma metodologia de análise de calçadas baseada em estudo desenvolvido nos Estados Unidos, intitulado "Active Design: Shaping the Sidewalk Experience". O trabalho foi desenvolvido em Nova Iorque a partir da colaboração entre diversos departamentos da prefeitura da cidade, como Secretaria de Planejamento, Construção, Saúde e Transporte, e faz parte de uma coleção de estudos e pesquisas que buscam relacionar a forma urbana e o ambiente construído a aspectos da saúde. 

A metodologia original foi testada e aprimorada durante o período de desenvolvimento do trabalho pela equipe em Nova Iorque e depois traduzida e adaptada pela Cidade Ativa aqui no Brasil. O material é composto por fichas que orientam a elaboração das perspectivas, de desenhos técnicos para obtenção de medidas e quantificações e que indicam a coleta de parâmetros obtidos em campo e facilitam a compreensão – e comparação – dos elementos que caracterizam as calçadas avaliadas.

Ao final do Safári Urbano, a calçada é avaliada qualitativamente pelos pesquisadores, o que permite comparar estudos de caso e identificar oportunidades e desafios para projetos de calçadas. São analisados aspectos e elementos referentes à segurança. mobiliário urbano, acessibilidade, conectividade, escala do pedestre, complexidade, sustentabilidade e resiliência climática. 

O método é aplicado através de uma série de fichas técnicas a serem completadas de acordo com a experiência do avaliador no local, que pode tomar notas, fazer croquis de auxílio e pontuar as calçadas em cada um dos tópicos observados.

Os interessados podem baixar as fichas de avaliação aqui, ou saber mais na página do Cidade Ativa.

Via Mobilize

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Safári Urbano: metodologia para avaliação de calçadas" 09 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792979/safari-urbano-metodologia-para-avaliacao-de-calcadas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.