O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Material em Foco: Residência Lago Sul Qi 25 por Sergio Parada Arquitetos Associados

Material em Foco: Residência Lago Sul Qi 25 por Sergio Parada Arquitetos Associados

  • 08:00 - 8 Agosto, 2016
  • por Equipe ArchDaily Brasil
Material em Foco: Residência Lago Sul Qi 25 por Sergio Parada Arquitetos Associados
Material em Foco: Residência Lago Sul Qi 25 por Sergio Parada Arquitetos Associados, © Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.

A Residência Lago Sul Qi 25,  foi projetada pelo escritório Sérgio Parada Arquitetos. O projeto conta com 800 m2 construídos e o programa está organizado em 3 pavimentos, e seus volumes foram definidos pelos seus usos: íntimo, serviço, social e lazer.  A estrutura do projeto toda composta de concreto armado com grandes aberturas que permitem uma completa integração do exterior com o interior. Nós conversamos com o arquiteto Rodrigo Biavati para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios do projeto.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Quais foram os principais materiais utilizados no projeto?

Na estrutura: aço e concreto;  Nos fechamentos: alvenaria de tijolos e esquadrias de vidro; Revestimento de piso: madeira e fulget; Revestimento de alvenarias: pintura sobre emboço rústico e pastilha de vidro; Brises: "pele" metálica em chapas microperfuradas de alumínio pré-pintado.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Em termos de materiais, quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência ao selecionar os materiais finais?

Em nossos projetos sempre procuramos tirar o melhor proveito de cada material que será empregado na construção. A começar pela definição da estrutura que será utilizada na obra, em função do partido arquitetônico e de sua viabilidade técnico-financeira, até a escolha dos materiais de revestimento que melhor se adequam ao pensamento arquitetônico proposto.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Descreva como as decisões de materiais influenciaram o conceito do projeto.

Na composição volumétrica da residência, todos os ambientes são conectados a área social da residência. Esta área, caracterizada como cuore, possui o pé-direito duplo com fechamentos em vidro. Para proteção solar deste ambiente, inserimos uma "pele" metálica microperfurada, na extremidade do balanço da cobertura, com a função de filtrar os raios solares e que pudesse, ao mesmo tempo, expandir a visão de quem está dentro e bloquear a visão de quem está fora. O mesmo partido, da "pele" metálica microperfurada, foi utilizado no volume da circulação vertical, no qual os moradores pudessem passar sem serem vistos e verem o que estivesse acontecendo na frente da residência.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Quais foram as vantagens que estes materiais ofereceram na construção do projeto?

No caso da Residência Lago Sul Qi 25, quatro materiais fizeram parte da concepção arquitetônica da residência. O concreto na estrutura, as esquadrias em vidro, a "pele" metálica microperfurada de proteção solar e o piso contínuo.

Utilizamos o sistema estrutural de lajes nervuradas de concreto, pois agilizaram a obra e promoveram maiores vãos com menor altura de estrutura. Desta forma, o espaço entre a laje e o forro ficou livre de vigas facilitando a passagem da infraestrutura.

Como a vista é privilegiada a partir deste terreno, a residência possui grandes aberturas em vidro no sistema structural glazzing. Esse sistema permitiu o fechamento do pé-direito duplo em vidro, bem como da estanqueidade nas aberturas de janelas e portas.

A "pele" metálica microperfurada foi fundamental para a proteção solar das grandes aberturas envidraçadas.

Como a residência está implantada em níveis no terreno, era importante o uso de um piso contínuo para manter a integração em todo a sua área externa. Utilizamos o fulget, pois é um revestimento antiderrapante que se adapta muito bem a esta situação, revestindo os pisos, rampas e escadas. Na área interna social e íntima utilizamos o revestimento em tacos de cumarû para garantir a continuidade dos ambientes.

© C.B. Aragão
© C.B. Aragão

A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?

O uso da "pele" metálica microperfurada exigiu o esmero no detalhamento da estrutura metálica de sustentação, resultando num conjunto harmonioso de brise vertical.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto? Caso afirmativo, como isso teria alterado o projeto?

No caso da Residência Lago Sul Qi 25, o partido arquitetônico já foi elaborado levando em consideração o uso destes materiais. A escolha foi inerente ao pensamento.

© Haruo Mikami
© Haruo Mikami

Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?

Os representantes da empresas ligadas a construção civil sempre nos atualizamos de seus produtos e materiais. E sempre estamos a busca, seja pela internet e revistas, de novas tecnologias para aprimorar e viabilizar nossos projetos.

Residência Lago Sul Qi 25 / Sérgio Parada Arquitetos Associados

Ver a galeria completa

Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Material em Foco: Residência Lago Sul Qi 25 por Sergio Parada Arquitetos Associados" 08 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792065/material-em-foco-residencia-lago-sul-qi-25-por-sergio-parada-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906