Passeio virtual por seis fortalezas europeias selecionadas pelo Sketchfab

Hoje, graças a nossa parceria com Sketchfab, te levamos em um tour virtual por algumas das fortalezas históricas mais impressionantes em toda Europa. Projetos de castelos e fortificações são particularmente interessantes por sua implantação estratégica e mecanismos de defesa. Como marcos da reivindicação territorial, esses complexos são feitos para serem auto-sustentáveis durante conflitos e contém não apenas fortificações de defesa, mas um conjunto de estruturas de suporte como capelas, escolas, e habitações. Isso faz com que esses complexos funcionem como vilarejos dentro de um vilarejo. Esses modelos detalhados do Sketchfab nos permitem compreender as estratégias de planejamento urbano em diferentes lugares e períodos históricos.

Para uma experiência ainda mais imersiva, todas estas maquetes podem ser vistas com dispositivos de realidade virtual como Google Cardboard.

Portugal: Forte da Graça

O Rei José I de Portugal ordenou o Forte da Graça fosse construído em 1763, e é considerado uma obra-prima da arquitetura militar do século XVIII devido aos seus reforços de múltiplas paredes. Localizado a poucos metros de distância da fronteira com a Espanha, a fortaleza ocupa a montanha mais alta da região, o que pode ter sido um fator que ajudou suas várias vitórias militares em 1800. A colina uma vez abrigou a Capela de Nossa Senhora da Graça que deu o nome à fortaleza. A estrutura em forma de estrela foi recentemente apontada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Romênia: Fortaleza de Râșnov

Localizada no topo das montanhas rochosas dos Cárpatos na Transilvânia, a Fortaleza de Râsnov está a 200 metros acima da cidade adjacente. Construída em meados do século XII, foi projetada como um local de refúgio para longos períodos de tempo, contendo nove torres, dois baluartes e uma ponte levadiça. Tendo sido usada como uma fortaleza defensiva até a Revolução de 1848, a fortaleza apenas foi forçada a se render uma vez, em 1612.

Romênia: Castelo Corvin

Castelul Corvilinor, como é conhecido em romeno, é considerado o castelo de estilo gótico mais bonito da Romênia. A estrutura foi originalmente construída como uma fortaleza medieval em um antigo Campo Romano. Serviu como fortaleza até meados do século XIV quando foi transformada em um castelo que serviu de residência para Iancu de Hunedoara, o regente da Transilvânia na época. O castelo é bem destacado com seus elementos góticos icônicos como os grandes contrafortes, além dos ricos pátios internos e impressionante ponte levadiça. Há rumores de que o infame Vlad, O Empalador teria sido aprisionado neste castelo.

França: Château de Commarque

O castelo faz parte de um grande complexo na região de Dordogne na França. Iniciado como uma simples torre de madeira no século XII, o local gradualmente se desenvolveu em um enorme complexo durante as múltiplas fases do edifício. Estrategicamente localizado na intersecção de duas importantes rotas importantes, o Château foi ocupado durante as várias guerras da história francesa, incluindo a Guerra dos Cem Anos. No entanto, o complexo foi abandonado no começo do século XVII. Graças a sua localização no Vale Vezere, lar das mundialmente famosas Cavernas Lascaux, o Château coincidentemente também está sobre uma caverna que contém uma pintura pré-histórica.

Eslovênia: Castelo Predjama 

O aspecto mais impressionante deste castelo é sua observação estratégica dentro de uma boca de caverna, em sua localização no que hoje é o Centro-Sul da Eslovênia. Aparentemente alojado na rocha, o castelo é célebre por seu difícil acesso e facilidade de atacar tropas. Seu morador mais é famoso é Erazam de Predjama, um cavaleiro e membro da nobreza que entrou em conflito com os poderosos Habsburgos no século XV. Os túneis sinuosos e cavidades da caverna provaram ser úteis para Erazam; uma passagem leva a uma saída secreta no topo do penhasco, que foi usado para levar suprimentos para o castelo durante um cerco que durou um ano inteiro.

Bélgica: Château de Reinhardstein

Acredita-se que o castelo tenha sido construído em 1345 sobre uma estrutura Galia-Céltica pré-existente muito mais antiga.  O Burg Metternich, como também é conhecido, tem uma longa história de várias alterações controversas de propriedade entre as famílias nobres da região. O castelo estava em estado deplorável até que seu atual proprietário começou a restauração na década de 1970.

Sobre este autor
Cita: Doroteo, Jan. "Passeio virtual por seis fortalezas europeias selecionadas pelo Sketchfab" [6 Castle Fortresses Across Europe, as Selected by Sketchfab] 15 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791140/6-castle-fortresses-across-europe-as-selected-by-sketchfab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.