Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza 2016 explora as similaridades entre Istambul e Veneza

Modelo da exposição Darzanà. Imagem © IKSV

O Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza 2016 apresenta a exposição Darzanà: Two Arsenals, One Vessel, que correlaciona a herança cultural das docas em Istambul e em Veneza. Com curadoria a cargo de uma equipe de arquitetos turcos, a mostra apresenta "uma última embarcação" que foi construída usando materiais encontrados nas docas de Istambul e transportados para a Bienal.

Ao passo que Istambul e Veneza apresentam duas culturas muito diferentes, em um ponto da história, suas culturas e comércios foram profundamente alimentados por meio de suas docas, que produziam e lançavam ao mar embarcações e navios de toda a espécie. O termo Darzanà é uma palavra híbrida com raízes nas línguas mediterrâneas, historicamente usadas na comunicação entre marinheiros e comerciantes. Nesta exposição, estas línguas foram interpretadas para definir uma linguagem arquitetônica comum. 

Orla como fronteira. Imagem © Cemal-Emden

A embarcação à mostra, apelidada de "baştarda" (outra palavra híbrida),"é um cruzamento entre uma galera e um galeão e é movida por velas e remos." A baştarda  simboliza "a hibridez específica do Mediterrâneo." Ela representa um navio relegado ao apodrecimento em Istambul mas que navegou até Veneza para uma nova vida, "buscando por pistas de como transformar fronteiras e bordas em limiares e espaços de consenso."

Modelo da exposição Darzanà. Imagem © IKSV

Saiba mais sobra a exposição aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza 2016 explora as similaridades entre Istambul e Veneza" [Turkey’s Pavilion at the Biennale to Explore Cultural Similarities Between Istanbul and Venice Arsenals] 26 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790146/pavilhao-da-turquia-na-bienal-de-veneza-2016-explora-as> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.