4 obras, 4 documentários, 1 arquiteto: Álvaro Siza

É impossível escaparmos à arquitetura, seja no nosso campo de visão, seja porque interagimos recorrentemente com ela. Por esse motivo, todas as ocasiões são boas para se falar da arte de construir. A jornalista Cândida Pinto aproveitou o acontecimento da Bienal de Arquitetura de Veneza para fazer exatamente isso. Mais concretamente para nos fazer pensar sobre quatro projetos de habitação social concebidos por Álvaro Siza.

A ideia surgiu do convite feito pelos curadores do Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza. Foi assim que nasceu Vizinhos, uma série documental composta por quatro episódios. Ao longo de cada um desses momentos somos levados a conhecer as soluções encontradas por Siza Vieira para os diferentes desafios. São quatro casos, provenientes de quatro tempos e geografias diferentes, mas sempre com o denominador comum de se tratarem de bairros sociais desenhados pelo arquiteto português.

O público da Bienal foi o primeiro a ter acesso a Vizinhos, que entretanto chegou aos espetadores portugueses através do canal de televisão SIC Notícias. O percurso desta série de documentários inicia-se com o bairro da Bouça, no Porto. Começado a construir num período conturbado da história portuguesa, em que a sociedade se adaptava a um regime democrático ainda recente, o projeto da Bouça tem tanto do arquiteto quanto daqueles que o vieram a habitar. Os contornos do bairro saíram de discussões e trocas de ideias entre Siza Vieira e os futuros moradores. Situação que não foi exclusiva deste projeto. O caráter acessível e humano do arquiteto que possibilita tal postura é igualmente observável ao longo dos episódios. Siza, acompanhando a equipa que visitou cada um dos espaços, conversa com quem o interpela, sem quaisquer barreiras ou entraves.

Assista aos episódios de Vizinhos, aqui.

NEIGHBOURHOOD: Where Alvaro meets Aldo / Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza 2016

Via Shifter.pt

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "4 obras, 4 documentários, 1 arquiteto: Álvaro Siza" 18 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789554/4-obras-4-documentarios-1-arquiteto-alvaro-siza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.