O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 4 obras, 4 documentários, 1 arquiteto: Álvaro Siza

4 obras, 4 documentários, 1 arquiteto: Álvaro Siza

4 obras, 4 documentários, 1 arquiteto: Álvaro Siza
4 obras, 4 documentários, 1 arquiteto: Álvaro Siza, Álvaro Siza em visita aos conjuntos que projetou e que fazem parte da mostra NEIGHBOURHOOD. Image © atelier XYZ
Álvaro Siza em visita aos conjuntos que projetou e que fazem parte da mostra NEIGHBOURHOOD. Image © atelier XYZ

É impossível escaparmos à arquitetura, seja no nosso campo de visão, seja porque interagimos recorrentemente com ela. Por esse motivo, todas as ocasiões são boas para se falar da arte de construir. A jornalista Cândida Pinto aproveitou o acontecimento da Bienal de Arquitetura de Veneza para fazer exatamente isso. Mais concretamente para nos fazer pensar sobre quatro projetos de habitação social concebidos por Álvaro Siza.

A ideia surgiu do convite feito pelos curadores do Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza. Foi assim que nasceu Vizinhos, uma série documental composta por quatro episódios. Ao longo de cada um desses momentos somos levados a conhecer as soluções encontradas por Siza Vieira para os diferentes desafios. São quatro casos, provenientes de quatro tempos e geografias diferentes, mas sempre com o denominador comum de se tratarem de bairros sociais desenhados pelo arquiteto português.

O público da Bienal foi o primeiro a ter acesso a Vizinhos, que entretanto chegou aos espetadores portugueses através do canal de televisão SIC Notícias. O percurso desta série de documentários inicia-se com o bairro da Bouça, no Porto. Começado a construir num período conturbado da história portuguesa, em que a sociedade se adaptava a um regime democrático ainda recente, o projeto da Bouça tem tanto do arquiteto quanto daqueles que o vieram a habitar. Os contornos do bairro saíram de discussões e trocas de ideias entre Siza Vieira e os futuros moradores. Situação que não foi exclusiva deste projeto. O caráter acessível e humano do arquiteto que possibilita tal postura é igualmente observável ao longo dos episódios. Siza, acompanhando a equipa que visitou cada um dos espaços, conversa com quem o interpela, sem quaisquer barreiras ou entraves.

Assista aos episódios de Vizinhos, aqui.

NEIGHBOURHOOD: Where Alvaro meets Aldo / Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza 2016

Via Shifter.pt

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "4 obras, 4 documentários, 1 arquiteto: Álvaro Siza" 18 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789554/4-obras-4-documentarios-1-arquiteto-alvaro-siza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.