O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. MVRDV projeta cozinha totalmente transparente em Veneza

MVRDV projeta cozinha totalmente transparente em Veneza

MVRDV projeta cozinha totalmente transparente em Veneza
MVRDV projeta cozinha totalmente transparente em Veneza, © Martin Rijpstra
© Martin Rijpstra

O escritório MVRDV projetou uma cozinha completamente transparente para o Kitchen Home Project, um evento paralelo da Bienal de Veneza deste ano que foca no habitar e no ambiente da casa. Kitchen Home Project foi iniciado por Weng Ling do Beijing Centre for the Arts (BCA), e também conta com trabalhos de Kengo Kuma e do artista Au Yeung Ying Chai, de Hong Kong. A proposta de MVRDV, intitulada "Infinity Kitchen" imagina o próximo passo no projeto de cozinhas, criando bancadas, estantes, armários e torneiras inteiramente de vidro - a metáfora é que um ambiente onde se pode ver tudo trará transparência para o alimento sendo preparado na cozinha, tornando os habitantes mais conscientes de sua alimentação.

© Martin Rijpstra © Martin Rijpstra Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV + 8

© Martin Rijpstra
© Martin Rijpstra

"Se nos imaginamos que tudo é transparente, claro e limpo, isso não significa que a única coisa que é colorida e visível é nossa comida?" indaga Winy Maas, cofundador do MVRDV. "Isso não implica, então, que somos incentivados a amar o alimento, e que ele se torne até mais saudável, ou mesmo atraente?"

© Martin Rijpstra
© Martin Rijpstra

Como destacado pelo MVRDV, a proposta para a Infinity Kitchen "toma a cozinha moderna modular típica e busca progredir a tipologia para melhorar a experiência culinária e desafiar a imensa, ainda que genérica, indústria alimentícia."

© Martin Rijpstra
© Martin Rijpstra

"Vejo isso como parte de um sonho mais amplo, esta cozinha. Ela é parte de um ambiente, se não de uma cidade, transparente e, portanto, acessível", comentou Maas. 

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

A ideia de claridade é visível também no projeto Crystal Houses do MVRDV, uma loja da Chanel em Amsterdã em que os tradicionais tijolos na fachada foram seletivamente substituídos blocos de vidro.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O  Kitchen Home Project foi inaugurado na semana passada e permanece em exposição na Università IUAV di Venezia Ca’ Tron até o dia 30 de setembro.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Gintoff, Vladimir. "MVRDV projeta cozinha totalmente transparente em Veneza" [MVRDV Designs a Kitchen with Complete Transparency] 10 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789120/mvrdv-projeta-cozinha-totalmente-transparente-em-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.