MVRDV projeta cozinha totalmente transparente em Veneza

MVRDV projeta cozinha totalmente transparente em Veneza

O escritório MVRDV projetou uma cozinha completamente transparente para o Kitchen Home Project, um evento paralelo da Bienal de Veneza deste ano que foca no habitar e no ambiente da casa. Kitchen Home Project foi iniciado por Weng Ling do Beijing Centre for the Arts (BCA), e também conta com trabalhos de Kengo Kuma e do artista Au Yeung Ying Chai, de Hong Kong. A proposta de MVRDV, intitulada "Infinity Kitchen" imagina o próximo passo no projeto de cozinhas, criando bancadas, estantes, armários e torneiras inteiramente de vidro - a metáfora é que um ambiente onde se pode ver tudo trará transparência para o alimento sendo preparado na cozinha, tornando os habitantes mais conscientes de sua alimentação.

+ 8

© Martin Rijpstra

"Se nos imaginamos que tudo é transparente, claro e limpo, isso não significa que a única coisa que é colorida e visível é nossa comida?" indaga Winy Maas, cofundador do MVRDV. "Isso não implica, então, que somos incentivados a amar o alimento, e que ele se torne até mais saudável, ou mesmo atraente?"

© Martin Rijpstra

Como destacado pelo MVRDV, a proposta para a Infinity Kitchen "toma a cozinha moderna modular típica e busca progredir a tipologia para melhorar a experiência culinária e desafiar a imensa, ainda que genérica, indústria alimentícia."

© Martin Rijpstra

"Vejo isso como parte de um sonho mais amplo, esta cozinha. Ela é parte de um ambiente, se não de uma cidade, transparente e, portanto, acessível", comentou Maas. 

Cortesia de MVRDV

A ideia de claridade é visível também no projeto Crystal Houses do MVRDV, uma loja da Chanel em Amsterdã em que os tradicionais tijolos na fachada foram seletivamente substituídos blocos de vidro.

Cortesia de MVRDV

O  Kitchen Home Project foi inaugurado na semana passada e permanece em exposição na Università IUAV di Venezia Ca’ Tron até o dia 30 de setembro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gintoff, Vladimir. "MVRDV projeta cozinha totalmente transparente em Veneza" [MVRDV Designs a Kitchen with Complete Transparency] 10 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789120/mvrdv-projeta-cozinha-totalmente-transparente-em-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.