O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arquitetos lançam manifesto e chamada para abaixo-assinado em defesa do Iphan

Arquitetos lançam manifesto e chamada para abaixo-assinado em defesa do Iphan

  • 10:00 - 7 Junho, 2016
  • por Equipe ArchDaily Brasil
Arquitetos lançam manifesto e chamada para abaixo-assinado em defesa do Iphan
Arquitetos lançam manifesto e chamada para abaixo-assinado em defesa do Iphan, Central Nave, Igreja de São Miguel Arcanjo. Região das Missões, RS. Image © Pedro Paulo Palazzo, via Flickr. CC
Central Nave, Igreja de São Miguel Arcanjo. Região das Missões, RS. Image © Pedro Paulo Palazzo, via Flickr. CC

O manifesto a seguir, publicado originalmente na plataforma Vitruvius, foi escrito por Silvana Rubino, Silvio Oksman, Sabrina Fontenele, Deborah Neves e Eduardo Costa, profissionais com atuação ligada à preservação do patrimônio. As pessoas dispostas a apoiar o texto na forma de um abaixo-assinado devem assinar neste LINK.

Manifesto em defesa do Iphan

Diante da iminência da criação de uma Secretaria Especial do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e diante da possível subdivisão das atribuições do Iphan ou mesmo da extinção deste, vimos manifestar nossa preocupação com a política de proteção ao patrimônio material e imaterial no país.

Considerada a mais longeva e bem sucedida política cultural do país, a autonomia e a independência vêm sendo fatores essenciais ao sucesso do Iphan. Criado no início de 1937 após pelo menos duas décadas de debate, projetos e iniciativas, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Sphan foi regulamentado em 30 de novembro do mesmo ano pelo decreto-lei n. 25, ainda vigente.

Criado no bojo da política cultural do Ministério da Educação e Saúde Pública no governo da Revolução de 1930 e Constituição de 1934, foi regulamentado após a decretação do Estado Novo, atravessou a redemocratização, o golpe de 1964, o recrudescimento deste a partir de 1968, a distensão política e a redemocratização do pais. Nomes como Rodrigo Mello Franco de Andrade, seu primeiro diretor, Lúcio Costa e tantos outros, ali fizeram carreiras de mais de três décadas em meio a toda essa mudança no cenário político.

Uma forte característica do Iphan foi sempre sua autonomia e, dentro do possível, independência. Independência que levou o instituto a ampliar o escopo do que se entende por patrimônio cultural, com a incorporação do tema na constituição de 1988, a pioneira legislação acerca do patrimônio imaterial e, mais recentemente, a chancela da paisagem cultural e a incorporação do Programa Monumenta ao Instituto. É isso que a sociedade brasileira pode perder se a política federal de proteção ao patrimônio se sujeitar aos ventos políticos de um governo provisório.

A manutenção do Iphan é, portanto, fundamental para a permanência de um debate amplo, democrático e plural de nossa cultura, resguardando e ampliando valores essenciais ao desenvolvimento da política de preservação no Brasil.

Lembrando Mário de Andrade, um dos mais importantes superintendentes do Iphan: “Defender o nosso patrimônio histórico e artístico é alfabetização”.

O Iphan é patrimônio de todo e cada brasileiro e assim deve permanecer!

Não à criação da Secretaria Especial do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional!

Pela manutenção do Iphan!

Sobre este autor
Equipe ArchDaily Brasil
Autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Arquitetos lançam manifesto e chamada para abaixo-assinado em defesa do Iphan" 07 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788942/arquitetos-lancam-manifesto-e-chamada-para-abaixo-assinado-em-defesa-do-iphan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.