15 arquitetos imortalizados em papel moeda

Em termos de homenagem a uma pessoa, ser escolhido para representar seu país como estampa em uma cédula de dinheiro é uma das maiores honras que se pode alcançar. Mesmo com as transações eletrônicas cada vez mais presentes, o dinheiro em espécie permanece como um padrão confiável de troca de bens e serviços; então, ter seu rosto estampado nas notas é garantia de que as pessoas o verão diariamente, assegurando, de algum modo,  que seu legado permaneça vivo.

Entre as personalidades escolhidas para estampar as notas de diferentes moedas, alguns poucos arquitetos foram imortalizados e continuam circulando diariamente nas carteiras de pessoas de várias partes do globo. A seguir, mostramos 15 arquitetos imortalizados desta forma e quanto eles "valem".

Le Corbusier (Suíça)

via currencymuseum.net (domínio público)

Arquiteto que dispensa apresentações, Le Corbusier foi um dos pioneiros do movimento moderno. Entre seus trabalhos em seu país natal estão o Museu Heidi Weber, conhecido como Centro Le Corbusier. Seu rosto está estampado nas notas de 10 Francos Suíços.

Alexander Tamanian (Armênia)

via currencymuseum.net (domínio público)

Arquiteto neoclássico proeminente no início do século XX, Tamanian é conhecido por seu Armenian Opera Theater e por outras obras na capital Yerevan. Seu rosto aparece nas notas de 500 Drams.

Mimar Kemaleddin Bey (Turquia)

© Turkish Central Bank via Notescollector.eu

Kemaleddin foi o principal arquiteto da Turquia no final do período Otomano, conhecido por mesclar o estilo tradicional Otomano com a sensibilidade europeia. Está presente nas notas de 20 Liras.

Charles Rennie Mackintosh (Escócia)

Um dos líderes do movimento Art Nouveu no Reino Unido, Mackintosh é conhecido por edifícios como o Mackintosh Building na Glasgow School of Art. Seu rosto aparece nas notas de £100, em circulação desde 2009.

Mimar Sinan (Turquia)

© Turkish Central Bank via Notescollector.eu

Arquiteto chefe do Império Otomano sob governo dos Sultões Suleiman, o Magnífico, Selim II e Murad III no século XVI, Sinan projetou muitas das mesquitas e termas mais notáveis da Turquia. Figurou nas notas de 10.000 Liras entre 1982 e 1995.

Otto Wagner (Áustria)

via worldbanknotescoins.com (domínio público)

Wagner was an Austrian Secessionist architect whose important works include the Austrian Postal Savings Bank in Vienna. The 500 Shilling note featuring his likeness was printed from 1986 to 1997.

Victor Horta (Bélgica)

Visto nas notas de 2.000 Francos Belgas entre 1994 e 2001, o arquiteto Victor Horta é famoso pelos detalhes orgânicos do Hotel Tassel, concluído em 1894, e é frequentemente citado como principal representante do movimento Art Nouveau na arquitetura.

Alvar Aalto (Finlândia)

talvez o arquiteto nórdico mais influente da história, entre seus principais trabalhos estão a Biblioteca Viipuri e a Prefeitura de Säynätsalo. Seu rosto apareceu nas notas de 50 Marcos Finlandeses entre 1986 e 2002.

Gustave Eiffel (França)

© Banque de France via currencymuseum.net

Mais conhecido pela torre que leva seu nome, Eiffel foi um aclamado arquiteto e engenheiro que projetou muitas pontes e edifícios no final do século XIX e início do XX. Seu rosto estampou as notas de 200 Francos entre 1996 e 2002.

Balthasar Neumann (Alemanha)

via Coinsbanknotesworld (domínio público)

Arquiteto do barroco tardio do século XVIII, Neumann apareceu nas notas de 50 Marcos alemães entre 1991 e 2002 ao lado de uma de suas maires obras, a exuberante Residência Würzburg. 

Gian Lorenzo Bernini (Itália)

via leftovercurrency.com (domínio público)

Indiscutivelmente o maior dentre todos os artistas barrocos, as esculturas e edifícios de Bernini podem ser encontrados por toda a Itália. Apareceu nas notas de 50.000 Liras entre 1985 e 2002. 

Francesco Borromini (Suíça)

via worldbanknotescoins.com (domínio público)

Rival de Bernini, Borromini projetou algumas das igrejas mais dramáticas de Roma, San Carlo alle Quattro Fontane e Sant'Ivo alla Sapienza. Aparecia nas notas de 100 Francos entre 1976 e 2000. 

Jože Plečnik (Eslovênia)

De 1992 a 2007 seu rosto estampou as notas de 500 Tolars, uma forma de reconhecimento de sua arquitetura para Ljubljana, incluindo a icônica Ponte Tripla.

Christopher Wren (Reino Unido)

Um dos arquitetos ingleses mais aclamados da história, Wren é lembrado principalmente pelo projeto da Catedral de St. Paul em Londres. Seu rosto era encontrado nas notas de 50 Libras esterlinas entre 1981 e 1996.

Thomas Jefferson (EUA)

via twodollarbill.info (domínio público)

Embora seja muito mais recordado por ser um dos pais fundadores dos Estados Unidos da América, Thomas Jefferson também foi um notável arquiteto que empregou os ideias neo-paladianos para projetar o campus da Universidade de Virgínia em sua cidade natal, Monticello. Jefferson pode ser encontrado nas raras notas de US$ 2.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "15 arquitetos imortalizados em papel moeda" [15 Architects Who Have Been Immortalized on Money] 30 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788214/15-arquitetos-imortalizados-em-notas-de-dinheiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.