O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museus E Espaços De Exposições
  4. Museu do Rock / MVRDV + COBE

Museu do Rock / MVRDV + COBE

  • 11:00 - 23 Maio, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Museu do Rock / MVRDV + COBE
Museu do Rock / MVRDV + COBE, © Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

© Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode © Rasmus Hjortshõj © Rasmus Hjortshõj + 44

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ragnarock, museu do pop, rock e da cultura jovem em Roskilde, Dinarmaca, feito pelos escritórios MVRDV + COBE, ergue-se como uma encarnação da arquitetura do rock que espera inspirar uma nova geração de músicos, artistas e profissionais criativos. O edifício com 3100 m2, abriga, em um balanço colossal, a principal experiência do museu, que também inclui um auditório, instalações administrativas e um bar. O edifício cravejado de ouro se destaca como o projeto principal de um plano diretor de 11000 m2, ROCKmagneten, que parece transformar as fábricas de cimento existentes no local em um distrito para o rock e para a cultura juvenil, enquanto adiciona-se três novos edifícios, o Ragnarock, já concluído, uma nova Højskole dinamarquesa e a sede para o Festival Roskilde.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

O Ragnarock, projetado para o Museu do Rock da Dinamarca, pretende ser o mais leve possível no que diz respeito ao modo como se coloca no solo, com a intenção de preservar o carácter cru e informal do local, que tem sido usado por patinadores e artistas. A nova estrutura para as fábricas, com quatro apoios, leva os visitantes para dentro do museu e para o auditório acima. A divisão clara, identificada por uma separação de materiais, distingue o velho e o novo; concreto bruto, em contraste com pregos vermelhos vívidos. A combinação de materiais irradia uma atmosfera do rock; Desde a fachada repleta de alumínio anodizado dourado e que presta homenagem a cantores ao longo da história do rock, para o interior vermelho vivo, uma reminiscência do veludo macio de um estojo de guitarra.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode
Corte
Corte
© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

"Ragnarock é a tradução do rock na arquitetura; a energia, o desafio, o comunicado. Alto e na sua cara! ", Diz o sócio fundador do MVRDV, Jacob van Rijs." Não é apenas a aparência. A relação entre Ragnarock e as salas originais cria espaços para uma nova geração de estrelas do rock num ambiente extremamente criativo".

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

A experiência em todo o edifício leva os visitantes a uma viagem para a vida de uma estrela do rock, combinando o tradicional museu com exposições imersivas. O tapete vermelho da entrada, a ascensão à fama até o espaço de performance que paira no ar, e a inevitável descida até o bar. "Caminhando sobre o tapete vermelho da construção dourada transforma cada visitante em uma estrela", explica Jacob van Rijs. Ragnarock, em si, torna-se também uma fase; performances podem utilizar a grande praça pública de um lado ou os corredores industriais remodelados do outro. A saliência do dourado desafia a gravidade em um estilo de rock and roll verdadeiro e recebe os visitantes não só ao museu, mas também no futuro, que irá funcionar com a implementação do masterplan ROCKmagneten.

Diagrama
Diagrama

Há intenções sociais em abrir novas possibilidades para a criatividade musical fornecendo um ambiente inclusivo, com ligações constantes entre educação, lazer e desempenho. Os próprios edifícios, liderados por Ragnarock, inspiram, mas também deixam espaço dentro do plano, como praças ao ar livre, para se reproduzir a criatividade através de uma nova plataforma social informal.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

Ragnarock se destaca como um catalisador para o desenvolvimento futuro. O crítico de arquitetura, Karsten Ifversen, descreveu o museu, no jornal dinamarquês Politiken, como uma moderna catedral, "Esta é a forma como as catedrais foram construídas no passado; em áreas desconhecidas. Elas eram construídas no meio do nada e, em seguida, a cidade surgiu em torno delas. "Ragnarock é o primeiro membro da banda no novo plano diretor para o subúrbio criativo 'Musicon'. O processo, durante os próximos anos, contemplará novos membros que aderirão à etapa: a Højskole rock, um salão da fábrica de concreto regenerado marcado por um volume suspenso; e a estrutura do Roskilde Festival, um ambiente dinâmico que acomodará os futuros alunos e professores da Højskole. Ambos, MVRDV e COBE,continuarão a trabalhar nas próximas fases do masterplan e já estamos ansiosos para apresentá-los no futuro.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode
© Rasmus Hjortshõj
© Rasmus Hjortshõj

MVRDV e COBE ganharam o concurso internacional para o ROCKmagneten e Ragnarock em 2011 e, desde então, trabalharam com: arquitetos paisagistas, LIW Planning;  engenheiros e consultores, Arup, Transsolar, Wessberg, Dansk Brand Institut e Nordconsult; bem como os designers de exposição Kossmann de Jong.

© Rasmus Hjortshõj
© Rasmus Hjortshõj

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
MVRDV
Escritório
COBE
Escritório
Cita: "Museu do Rock / MVRDV + COBE" [Museum of Rock / MVRDV + COBE] 23 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788021/museu-do-rock-mvrdv-plus-cobe> ISSN 0719-8906