Projeto do Mês: Micro Cabanas Colorado Outward Bound

Projeto do Mês

O processo que ocorre para a finalização de um projeto contempla distintas variáveis para os arquitetos, desde determinar quais são as necessidades do usuário até como será a instalação do canteiro de obras. Esta última é parte importante da lógica projetual de uma obra e de seu critério de desenho. As Micro Cabanas de Colorado Outward Bound enaltecem este processo, utilizando um partido que leva em consideração o desenho da unidade mínima habitacional em condições extremas e a execução da montagem num tempo reduzido e num lugar de difícil acesso.

Este mês escolhemos a obra da equipe da Universidade de Colorado Denver como o projeto do mês, por ressaltar três pontos que fazem referência ao processo projetual arquitetônico, no qual o arquiteto Rick Sommerfeld, junto com um grupo de estudantes, tiveram que manejar a ordem na qual o projeto foi se desenvolvendo, aplicando critérios premeditados que são condicionados pelo tempo, espaço e habitabilidade.

1. Otimização do canteiro de obras  ( 3 semanas )

Dadas as condições da encomenda, a obra deveria ser construída num período de três semanas, motivo pelo qual se planejou um projeto com sistema estrutural pré-fabricado para cada cabana. O aço foi o material escolhido para a estrutura devido sua rápida montagem e assim habilitar o uso das instalações para os cursos de verão da Universidade.

2.  Acessibilidade

Section Diagram
Nested Millwork

Leadville é a cidade mais alta dos Estados Unidos, assim surgem várias restrições por sua extrema condição climática nos meses de inverno. Neve, caminhos estreitos e grande quantidade de árvores dificultam a montagem do canteiro de obras. Logo, toma-se a decisão de utilizar elementos pré-fabricados fáceis de transportar e de montar. O uso dos painéis pré-fabricados para pardes exteriores e interiores facilitou a execução, e tetos e pisos foram construídos no lugar.

3. Unidade mínima habitável

Uma vez considerados tempo e espaço, um primeiro olhar estrutural se desponta: uma proposta de micro cabanas capazes de abrigar desde uma pessoa até um pequeno grupo, onde busca-se criar sociabilidade tanto num espaço com caráter de refúgio, como num complexo comunitário no qual há uma comunicação entre os espaços construídos. Finalmente, e graças à colaboração dos estudantes da Universidade de Colorado, surge como resultado o projeto de um sistema estrutural (que assenta o refúgio em seu entorno e cobre funcionalidades relacionadas com o exterior) que contém a caixa (refúgio que acolhe o usuário e gera proteção e intimidade). Um interior acolhedor e um exterior que não apenas comunica socialmente as cabanas, mas que também reduz o impacto visual em seu contexto.

Diagram

A seguir, te convidamos a rever a publicação completa deste projeto:

Micro Cabanas Colorado Outward Bound / University of Colorado Denver

Sobre este autor
Cita: AAA. "Projeto do Mês: Micro Cabanas Colorado Outward Bound" 23 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787982/projeto-do-mes-abril-micro-cabanas-colorado-outward-bound> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.