Mauricio Rocha, Gabriela Carrillo e TOAF projetam o Pavilhão Hermès para o Salone del Mobile 2016

Durante a exposição do Salone del Mobile 2016 em Milão (Itália), a maison de moda francesa Hermès apresentou suas coleções 2016-2017 de móveis e acessórios domésticos dentro de um pavilhão itinerante projetado pelos mexicanos Mauricio Rocha y Gabriela Carrillo em colaboração com TO - AMOZURRUTIA FACIO.

Construído com materiais locais da região italiana, o projeto introduz um interessante sistema construtivo que combina a tecnologia com o vernáculo e transmite uma experiência cinética aos visitantes. 

Saiba mais, a seguir.

Cortesía de Hermès. Imagem © Francois Lacour

Dos arquitetos

A construção de um passeio onde luz e sombra criam uma atmosfera; onde o ato de caminhar na porosidade e textura da terra surge ou é desconstruído pelas sombras que emanam dos espaços adjacentes. O aroma e a temperatura da terra, como uma mina sofisticada, criam o espaço perfeito para receber os produtos Hermès. 

Planta

A matéria prima: tijolos italianos de terra crua ou tufo, como resposta local. No México se chama tepetate: tradicionalmente usado em construções e agora abandonado e substituído por novos materiais tecnológicos. Tufo ou tepetate são tijolos de terra comprimida de forma natural utilizados durante muitos séculos, sua produção tem baixo custo energético, podem ser assentados a seco e também podem ser reciclados. O aço mantém o sistema estrutural unido. Coberturas de raphia: um tecido local feito de palmeira seca. Os três materiais se entrelaçam em um sistema arquitetônico original. 

Cortesía de Hermès. Imagem © Francois Lacour

Uma experiência cinética. Em planta, o projeto é muito simples: 4 salas e um pátio. A riqueza da experiência vem de caminhar pelos corredores e encontrar a profundidade dos planos e o ritmo das colunas.

Isométrica

Um pavilhão de contrastes: entre um material natural e rudimentar, como a terra, e uma estrutura industrial e técnica, como o aço. Entre o peso da terra e a leveza do aço. Entre a luz e a sombra, espaços abertos e fechados. 

Cortesía de Hermès. Imagem © Francois Lacour

Arquitetura: Taller de Arquitectura Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo
Em colaboração com: TO – AMOZURRUTIA FACIO
Estrutura: GRUPO SAI – Iing. Gerson Huerta
Equipe de projeto: Mauricio Rocha, Gabriela Carrillo, José Amozurrutia, Carlos Facio, Pedro Domingues, Mariana Brito, Pedro Lechuga, Rafael Ramírez e Enrique Juárez.

Sobre este autor
Cita: Cruz, Daniela. "Mauricio Rocha, Gabriela Carrillo e TOAF projetam o Pavilhão Hermès para o Salone del Mobile 2016" [Mauricio Rocha, Gabriela Carrillo y TOAF diseñan Pabellón Hermès para Salone del Mobile 2016] 28 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786296/mauricio-rocha-gabriela-carrillo-e-toaf-projetam-o-pavilhao-hermes-para-o-salone-del-mobile-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.