Em foco: Jean Prouvé

Uma figura cuja obra diluiu a fronteira entre a matemática e a estética, o arquiteto, designer e engenheiro francês Jean Prouvé (8 de abril de 1901 - 23 de março de 1984) talvez seja mais lembrado por seus projetos de móveis sólidos e esbeltos e também por seu papel nos primórdios da pré-fabricação de habitações.

© Rob C. Croes via Wikimedia, licensed under CC BY-SA 3.0

Nascido em Paris, Prouvé cresceu cercado pelos ideia da L’École de Nancy, a escola Art Nouveau da qual seu pai era membro. A instituição destacava a importância de utilizar tecnologias em processos de criação artística e também promovia o alcance em massa, tratando a arte como uma indústria. 

Em 1924, Prouvé abriu seu próprio escritório, onde realizou trabalhos com ferro e aço, projetando luminárias, candelabros e maçanetas, além de sua primeiras peça de mobiliário: La Chaise Inclinable. A cadeira inclinável foi a primeira a usar a técnica dos tubos planos de aço desenvolvida por Prouvé em seu estúdio, que permitia que a cadeira fosse dobrada e empilhada. 

Série de mobiliários de Jean Prouvé. Image © Flickr user jmarquez licensed under CC BY-NC-ND 2.0

Estes primeiros experimentos levaram à expansão de seu estúdio, renomeado “Ateliers Jean Prouvé”, e à missão de produzir peças altamente industrializadas para a indústria da construção civil. Foi neste período que muitos dos mobiliários mais famoso de Prouvé foram desenvolvidos, entre os quais o conjunto Cité e a Bureau CPDE . 

Casa Desmontável alterada por Rogers Stirk Harbour + Partners in 2015. Image Cortesia de Rogers Stirk Harbour + Partners

Após a Segunda Guerra Mundial, o surgimento de materiais mais acessíveis coincidiu com a necessidade de novas habitações. Para atender a esta demanda, Prouvé estabeleceu uma parceria com Pierre Jeanneret, irmão de Le Corbusier, para desenvolver a primeira linha de Casas Desmontáveis. O projeto  era robusto e de fácil montagem e visava proporcionar abrigo às vítimas da guerra que perderam seus lares. A estrutura era disponível nas dimensões 6m x 6m, 8m x 8m e 6m x 9m. Este projeto culminou na Casa Desmontável Ferembal (1948), um edifício mais alongado que servia como escritório para fabricante de alimentos enlatados, onde os pórticos metálicos alinhados com o eixo da edificação criavam um espaço amplo e longo.

Casa Desmontável com uma Easy Armchair de Pierre Jeanneret. Image Cortesia de Forward

Muitas das peças de mobiliário de Prouvé ainda são fabricados pela empresa suíça Vitra, e suas casas pré-fabricadas estão preservadas e são regularmente colocadas em exposição pela Galerie Patrick Seguin.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Em foco: Jean Prouvé" 08 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785199/spotlight-jean-prouve> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.