O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Um passeio virtual pelo apartamento de Don Draper da série Mad Men

Um passeio virtual pelo apartamento de Don Draper da série Mad Men

  • 15:00 - 10 Abril, 2016
  • por Madlaina Kalunder and Monika Kedrova, Archilogic
  • Traduzido por Romullo Baratto
Um passeio virtual pelo apartamento de Don Draper da série Mad Men
Um passeio virtual pelo apartamento de Don Draper da série Mad Men, Courtesy of Archilogic
Courtesy of Archilogic

A quinta temporada da premiada série Mad Men acontece em junho de 1966 e Draper se muda com sua jovem esposa, Megan, para seu novo apartamento.O cenário, projetado por Claudette Didul e a equipe de Mad Men, é um psicograma de um homem que está prestes a desmoronar.

Tudo no cenário foi projetado para parecer perfeitamente adequado à sua época. Há um banco revestido veludo branco e uma cozinha moderna com cores vibrantes. Os elementos masculinos incluem uma poltrona de couro e um balde de gelo em forma de tambor. O projeto foi inspirado no livro de 1965 "Decoration USA", de Jose Wilson e Arthur Leaman, e nos famosos livros de Betty Pepis. Trata-se de um projeto pop, não uma obra-prima do modernismo, trata-se de fingir ser feliz, em vez de abordar as questões da civilização. Um discreto sinal de depravação: a sala de estar tem mais que o dobro do tamanho da sala de jantar. Quem se importa com as maneiras à mesa quando sua esposa tem metade da sua idade?

Talvez a clássica decisão de projeto que não seria tomada hoje é o modo como a cozinha está separada dos espaços de estar e jantar. As cozinhas hoje, em geral, são quase espaços de performance pública. Mas esta cozinha, na qual Megan provavelmente nunca passou muito tempo, é projetada para a eficiência, não para teppanyaki. A parte mais social da cozinha é o bar, do qual Draper, em sua espiral para o alcoolismo, faz uso intenso.

Então temos os quartos, pequenos e privados, onde Draper é cercado por portas fechadas. A divisão é o que arquitetos modernistas chamariam de planta "bi-nuclear" - uma parte da casa para as atividades sociais e diárias, outra parte para privacidade e descanso. Para diretores, ambas as partes são bons cenários para confrontos emocionais. Convenientemente, é na parte posterior do apartamento, que onde a luz solar nunca incide diretamente, que Draper tenta esconder seu passado antes de 1966. Infelizmente para as crianças de seu casamento falido, este passado as inclui.

O que este modelo do apartamento de Don Draper mostra é uma vida construída em um terreno dividido; é impossível se bom em tudo: solteiro e pai, marido e amante, alimentar os sonhos dos outros e permanecer sóbrio.

Comece o passeio acima, ou através deste link. A animação lhe guiará através de diferentes espaços do apartamento de Don Draper.

  • O ícone da câmera faz repetir a animação.

  • Os ícones da planta, da casa de bonecas e da pessoa mudam o modo de visualização.

  • A barra de menu à direita oferece opções de compartilhar, da conta e do interior.

Não deixe de rever os passeios virtuais por outras obras modernistas famosas aqui.

Sobre este autor
Cita: Madlaina Kalunder and Monika Kedrova, Archilogic. "Um passeio virtual pelo apartamento de Don Draper da série Mad Men" [A Virtual Look Into Don Draper’s Mad Men Apartment] 10 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784978/um-passeio-virtual-pelo-apartamento-de-don-draper-da-serie-mad-men> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.