Arquitetura de plástico: 12 projetos que destacam o potencial dos polímeros

Ao longo da história, um enorme espectro de materiais foi sendo incorporado à arquitetura. No entanto, um material que ainda aparece com pouca representatividade é o plástico: um componente maleável e versátil que pode ser usado para os mais variados propósitos. À luz das muitas aplicações do plástico na arquitetura, criamos uma lista com 12 projetos que empregam este material: de garrafas plásticas recicladas a revestimentos translúcidos, estes projetos representam apenas uma fração das muitas formas que os polímeros podem ser incorporados à arquitetura. 

1. Serpentine Pavilion; Londres/ SelgasCano

© Iwan Baan

Projetado por  SelgasCano,o Serpentine Gallery Pavilion de 2015 foi construído com uma leve estrutura metálica envolvida por elementos coloridos de ETFE (plástico à base de flúor).

2. Plastic House; Dublim, Irlanda / Architecture Republic

© Paul Tierney photography

A Plastic House em Dublim foi construída com policarbonato e aço. Os elementos de plástico difuso são a principal fonte de luz da casa à noite, iluminando em todas as direções.

3. Plastic Stereotomy; EUA / Justin Diles

Cortesia de TEX-FAB

Plastic Stereotomy explora as sobreposições volumétricas latentes e ocultas em configurações estruturas simples através do conceito de plasticidade usando tanto plásticos ocos como sólidos.

4. SodaBIB / Escola de Arquitetura do New York Institute of Technology

Cortesia de The HOME₂O Team

A Escola de Arquitetura do New York Institute of Technology criou o Soda BIB, um processo para transformar garrafas plásticas em abrigos montados sobre pallets.

5. Drivhus; Estocolmo, Suécia/ U.D. Urban Design AB e SelgasCano

Cortesia de Urban Design AB & SelgasCano

Para os escritórios de planejamento e administração da cidade de Estocolmo, os escritórios U.D. Urban Design AB e SelgasCano projetaram uma fachada dupla de ETFE para formar o Drivhus, palavra dinamarquesa para "estufa".

6. Silver Shack; Sangsu, Coreia/ Chae Pereira Architects

Cortesia de Chae Pereira Architects

Projetando o Silver Shack com um orçamento reduzido, o escritório Chae Pereira Architects usou painéis de policarbonato translúcido fixados em uma estrutura metálica.

7. Solar Bytes; Cleveland, EUA / Brian Peters, Design.Lab.Workshop

Cortesia de Brian Peters

Com 94 módulos hexagonais de plástico translúcido, o pavilhão temporário Solar Bytes filtra a luz do sol durante o dia e ilumina à noite. Após a construção e o uso, estes módulos plásticos podem ser desmontados e reutilizados para outros propósitos.

8. L House; Łódź, Polônia/ moomoo Architects

Cortesia de moomoo Architects

A L House é a primeira casa cuja fachada é composta inteiramente por um material plástico de isolamento - Thermopian, frequentemente usado em coberturas.

9. Instalação Cola-Bow;Pequim, China / penda

© penda

A instalação Cola-Bow é uma obra de arte pública composta por mais de 17 mil garrafas plásticas recicladas, unidas de forma a remeter às curvas do logo da Coca-Cola.

10. Floating Dining Room; Vancouver, Canadá / Goodweather Design & Loki Ocean

Cortesia de goodweather design & the school of fish foundation

Projetado para um evento de arrecadação de fundos, o  Floating Dining Room é uma estrutura temporária semi-fechada que flutua sobre 1.700 garrafas plásticas.

11. Parasite Office; Moscou, Rússia / za bor architects

© Peter Zaytsev

Em Moscou, onde edifícios em altura empenas cegas e passarelas de conexão são comuns, o escritório za bor architects criou o Parasite Office, um volume de três pavimentos com cobertura acessível, localizado entre dois edifícios. 

12. Zig Zag House; Washington, EUA / David Coleman

Cortesia de david coleman architecture

Explorando a noção de limites e interseções, a Zig Zag House apresenta uma parede feita de policarbonato verde que lança um brilho esverdeado sobre as paredes, piso e tato durante a noite.

Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Arquitetura de plástico: 12 projetos que destacam o potencial dos polímeros" [Plastic Architecture: 12 Projects that Highlight the Potential of Polymers] 04 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784722/arquitetura-de-plastico-12-projetos-que-destacam-o-potencial-dos-polimeros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.