Álvaro Siza projetará nova capela da Afurada em Vila Nova de Gaia

Álvaro Siza projetará nova capela da Afurada em Vila Nova de Gaia

O Pritzker português Álvaro Siza será o responsável pelo projeto da nova Capela da Afurada, em Vila Nova de Gaia, cujas obras deverão ser iniciadas em meados deste ano. "Vai ser uma capela de pequenas dimensões, adequada à dimensão da população da Afurada", referiu Siza Vieira na apresentação do anteprojecto, mostrando-se "grato" por ter sido convidado a fazer, pela primeira vez, uma obra em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

Segundo o arquitecto português, desenhar a Capela da Afurada mereceu uma "atenção especial" porque se lida com o sagrado e motiva a atenção de muita gente, a atenção de toda uma comunidade. O custo do projeto, que ainda depende de alguns detalhes a serem acertados, não deverá ultrapassar um milhão de euros, havendo a possibilidade de ser financiado por fundos comunitários, segundo comentou o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

As obras durarão cerca de um ano porque são "simples e rápidas", disse. Rodrigues acredita que este novo equipamento religioso atrairá visitantes por sua "dimensão arquitetônica". E sublinhou: "É uma obra que conjuga uma dimensão pastoral, porque falamos de igrejas, mas com a possibilidade única de ser marcada por um nome de referência mundial". 

Igreja de Santa Maria. Image Cortesia de Álvaro Siza

Ao fim da apresentação do anteprojecto, o pároco da Afurada, José Pires, pediu a Siza uma sala pequena para receber e ouvir as pessoas, um pequeno depósito e uma casa de banho. Siza já havia projetado, no Marco de Canavezes, a igreja de Santa Maria e o complexo paroquial, inaugurados em 2006.

Via Público

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Álvaro Siza projetará nova capela da Afurada em Vila Nova de Gaia" 31 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784669/alvaro-siza-projetara-nova-capela-da-afurada-em-vila-nova-de-gaia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.