Drones e renders: Como a fotogrametria aérea insere a topografia real nas visualizações

Corcovado and Christ the Redeemer by Pix4D on Sketchfab

Como já mencionei anteriormente, é o contexto que transforma um render artístico em uma imagem fotorrealista que retrata precisamente um edifício. Com isto em mente, e numa tentativa contínua de melhorar a precisão dos renders, alguns artistas estão agora tirando proveito do uso dos drones para buscar um novo ponto de vista para seus trabalhos.

No passado, registrar imagens aéreas de uma área não era possível sem helicópteros ou aviões, ambos disponíveis a preços bastante elevados. Drones equipados com câmeras podem agora ser adquiridos por uma fração deste preço, tornando a fotografia aérea muito mais acessível. Além de registrar imagens e vídeos, os drones - associados a softwaes específicos - também oferecem a possibilidade de mapear precisamente a topografia de um local, que pode então ser inserida no render, tornando a imagem ainda mais fiel à realidade.

Softwares de fotogrametria

Fotogrametria, "a ciência de tirar medidas a partir de fotografias" [1], não é uma técnica nova, mas foi adaptada para muitas aplicações, incluindo a fotogrametria aérea. Nesta técnica, a câmera é fixada sob o avião, helicóptero ou drone e apontada para o solo. Diversas fotografias são feitas e depois processadas em um software de fotogrametria aérea que determina a topografia da área. Os dados podem ser reunidos em arquivos de diferentes formatos e então carregados dentro de softwares de CAD ou de renderização.

Aplicações em arquitetura, engenharia e construção

O que torna esta tecnologia interessante é sua aplicação prática na arquitetura e na construção. Ela pode servir para auxiliar desde o planejamento territorial até a orientação de um edifício em uma fase específica do projeto. Um bom exemplo do uso dos dados resultantes do software de fotogrametria é o Chateau De Chillon na Suíça.

Pix4D - Chillon Castle by Pix4D on Sketchfab

O modelo acima foi produzido através de uma combinação de fotogrametria terrestre e aérea, mapeando o interior e experior deste estrutura histórica. A fotogrametria aérea feita com drones foi usada para combinar mais de 6 mil imagens e criar este modelo 3D preciso. 

Drones & fotogrametria para renderizações de arquitetura

Como arquiteto, construtor ou artista de visualização 3D, é necessário ter um plano claro e uma compreensão precisa das implicações de seu projeto. A fotogrametria aérea lhe proporcionará registrar o espaço em seus mínimos detalhes, o que pode ajudar a identificar possíveis problemas que poderão, então, ser resolvidos em etapas iniciais, economizando tempo e dinheiro no projeto como um todo. 

Softwares de fotogrametria podem ser excelentes para acrescentar realismo ao entorno da edificação. Este tipo de programa poderá ser usado futuramente em projetos de grande escala: imagine a expansão de um edifício existente ou a conexão entre dois edifícios, imagine a precisão sem precedentes que a fotogrametria pode proporcionar a estes projetos.

O realismo trazido aos renders com a implementação da fotogrametria permitirá ao artista, arquiteto ou investidor ver exatamente como será o projeto concluído. Embora os profissionais que trabalham com visualização ainda não estejam prontos para receber de braços abertos esta tecnologia, trata-se, certamente, de algo a que devemos prestar atenção, já que seu emprego se tornará cada vez mais acessível.

Softwares nunca substituirão arquitetos ou artistas talentosos, mas ao passo que estes programas avançados se tornam cada vez mais acessíveis, eles terão uma presença cada vez mais forte na indústria, o que aumentará o nível geral dos trabalhos e da expectativa em relação ao que se produz em termos de visualização de arquitetura e engenharia.

Jonn Kutyla é fundador da PiXate Creative, uma companhia especializada em visualização arquitetônica.

Referências:

  1. Walford, Alan. "Photogrammetry." N.p., 2007. Acessado em 12/29/2015.

Sobre este autor
Cita: Kutyla, Jonn. "Drones e renders: Como a fotogrametria aérea insere a topografia real nas visualizações" 01 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784600/drones-e-renders-como-a-fotogrametria-aerea-insere-a-topografia-real-nas-visualizacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.