Barry Bergdoll e a crescente "fascinação gringa" pela América do Sul

Após a muito bem sucedida exposição Latin America in Construction, Architecture 1955-1980 no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), tivemos a oportunidade de conversar com o curador Barry Bergdoll durante sua visita ao Chile. Professor de história da arte no departamento de História da Arte e Arqueologia da Columbia University e ex-curador-chefe do departamento de Arquitetura e Desenho do MoMA, Bergdoll se aproximou da disciplina a partir da história cultural e sociologia das profissões, focando na história e problemáticas de exibir a arquitetura.

Na ocasião, Bergdoll nos falou sobre a importância de viajar, enfatizando sua dívida pessoal com a América Latina e reconhecendo-se como parte de uma crescente "fascinação gringa" pela América do Sul. Após sete anos de pesquisa para esta exposição, Bergdoll nos traz um olhar externo ao recente ressurgimento e crescimento do subcontinente e como hoje ele apresenta uma cultura arquitetônica internacionalmente reconhecida. 

O curador ressaltou também a condição atual da arquitetura chilena, mostrando algumas ideias de como o Chile conseguiu se posicionar como protagonista no panorama arquitetônico mundial.

Entrevista realizada por Becky Quintal, editora executiva do ArchDaily.

Sobre este autor
Cita: Yunis, Natalia. "Barry Bergdoll e a crescente "fascinação gringa" pela América do Sul" [Barry Bergdoll y la creciente 'fascinación gringa' por el continente sudamericano] 29 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784514/barry-bergdoll-e-a-crescente-fascinacao-gringa-pela-america-do-sul> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.