O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Publicações
  3. Arte para uma cidade sensível / Brígida Campbell

Arte para uma cidade sensível / Brígida Campbell

Arte para uma cidade sensível / Brígida Campbell
Arte para uma cidade sensível / Brígida Campbell, CicloCor, Grupo Acidum, 2011. Foto de Jarbas Oliveira.. Image Cortesia de Brígida Campbell
CicloCor, Grupo Acidum, 2011. Foto de Jarbas Oliveira.. Image Cortesia de Brígida Campbell

As cidades são, por natureza, lugares que estão em constante movimento. No Brasil temos acompanhado, especialmente nos últimos anos, transformações de várias ordens: gentrificação, especulação imobiliária, grandes investimentos, desrespeito ao patrimônio histórico e simbólico. Paralelo a isso, observamos uma retomada dos espaços públicos como lugar de convívio, de política, de realização pública e coletiva de projetos. Essa retomada, em grande medida, é também uma resposta aos processos políticos envolvendo a esfera pública no Brasil e no mundo.

Neste contexto, uma série de projetos artísticos vêm sendo realizados no espaço público/urbano, sob os mais diversos nomes, como “intervenção urbana”, “arte participativa”, "colaborativa”, “relacional”, “contextual”... Esses trabalhos existem dentro de uma perspectiva que envolve um ideal de dissolução da arte nas esferas públicas e o redesenho político das práticas artísticas. 

O livro Arte para uma cidade sensível, trás uma série de trabalhos de arte realizados nos espaços públicos brasileiros desde os anos 2000 e oferece material de reflexão sobre essas práticas. A intenção é ampliar a compreensão do papel da arte na produção de novos imaginários, através de obras e diálogos sobre a cidade e o cotidiano urbano.

Veja o livro completo e outras informações, a seguir.

LIVRO COMPLETO

AUTORA

Brígida Campbell é professora do curso de graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutoranda em Artes Visuais na Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela EBA-UFMG (2007). Como pesquisadora e artista tem investigado o caráter político e poético das obras de arte realizadas nos espaços públicos brasileiros. Já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior.

FICHA TÉCNICA

Arte para uma cidade sensível
Brígida Campbell
Bilíngue: Português e inglês.
Editora Invisíveis Produções, São Paulo, 2015. 

Para mais informações sobre o livro, clique aqui.

Para fazer o download do livro em PDF, clique aqui.

Sobre este autor
Victor Delaqua
Autor
Cita: Victor Delaqua. "Arte para uma cidade sensível / Brígida Campbell" 02 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784280/arte-para-uma-cidade-sensivel-brigida-campbell> ISSN 0719-8906