O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação Arquitetura, Educação e Sociedade

Inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação Arquitetura, Educação e Sociedade

Inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação Arquitetura, Educação e Sociedade
Inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação Arquitetura, Educação e Sociedade, Cortesia Escola da Cidade. Image ©  Mario Cattaneo. Dalla serie “Vicoli”
Cortesia Escola da Cidade. Image © Mario Cattaneo. Dalla serie “Vicoli”

Estão abertas as inscrições, até o dia 15 de fevereiro, para o curso e pós-graduação 'Arquitetura, Educação e Sociedade', da Escola da Cidade.

Esta especialização lato sensu, que entra em sua segunda edição no ano de 2016, e pela primeira vez aberta ao público externo, propõe uma ampla reflexão sobre a educação em arquitetura e urbanismo. Através de seminários e palestras com profissionais reconhecidos pretende incentivar uma discussão sobre o papel dos professores e a formação dos jovens profissionais na contemporaneidade. Pretende fomentar a reflexão sobre a atividade docente, estudando teorias e planos de ensino, experiências de ensino em diferentes universidades apresentadas e discutidas como possibilidade para novas matrizes para o ensino de arquitetura, pesquisas específicas conexas à pedagogia a fim de relacionar esferas culturais, socioeconômicas e ambientais.

Visa sistematizar e analisar os problemas enfrentados na prática do ensino de arquitetura e urbanismo, avaliar procedimentos adotados face aos seus resultados, além de estudar, através do exercício crítico, novas propostas para transformação da escola e formação de um corpo mais preparado de arquitetos para enfrentar demandas da sociedade atual. O projeto de arquitetura é entendido como investigação e produção de conhecimento. Esta proposta é inovadora no Brasil por promover atualização técnica no campo do ensino, particularmente do ensino de arquitetura e urbanismo, com a consolidação da postura crítica como possibilidade de experimentação de novas propostas educacionais.

O curso será dividido em módulos com diferentes enfoques:

– Modulo 01: Lugar contemporâneo da arquitetura urbanismo e matrizes curriculares.
– Modulo 02: História dos cursos de arquitetura no Brasil e no mundo.
– Modulo 03: Formas de ensinar e formas de aprender (métodos didático-pedagógicos).
– Modulo 04: Ensino de urbanismo, história, desenho, tecnologia e projeto.
– Modulo 05: Os exemplos das disciplinas: obrigatórias, eletivas, cursos livres e seminários.
– Modulo 06: Educação não formal/ edifícios que ensinam/ programas educativos em museus, centros culturais, etc.
– Módulos transversos: metodologia científica (01 aula em cada módulo)
– Vivência didática supervisionada: estágio em docência em alguma disciplina da Escola da Cidade. O Programa destina-se exclusivamente a alunos da pós-graduaçãoArquitetura Educação e Sociedade da Escola da Cidade, matriculados a partir de 2016. Com 60 horas de duração, corresponde a um semestre de curso ministrado na graduação e será oferecido semestralmente, a partir da conclusão do primeiro módulo do curso. Trata-se de um estágio junto ao curso da graduação da Escola da Cidade, supervisionado pela coordenação do curso AES. Os estudantes do curso de pós-graduação AES que exercem atividade docente em outra instituição poderão cumprir as 60 horas do programa por meio da supervisão do curso, participação nas reuniões do programa, atestado da instituição responsável e apresentação dos relatórios conforme previsto no programa.

Público-Alvo

O curso destina-se a arquitetos, urbanistas, engenheiros, artistas e demais interessados no tema, com ou sem experiência docente.

Pré-requisito: curso de graduação concluído.

Carga Horária
Total de 360 horas, divididas da seguinte forma:
– 240h presenciais uma vez por semana;
– 60h orientação, aulas externas, atividades não presenciais;
– 60h vivência didática obrigatória.

Período

De 17 de fevereiro de 2016 a 10 de julho de 2017

Horário

Quartas-feiras, das 18h00 às 22h00;
orientações da monografia e monitoria assistida, de acordo com horário a ser programado com professores coordenadores.

Coordenação

O curso é coordenado pelas arquitetas Cristiane Muniz e Maira Rios, com graduação e mestrado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP).

Professoras da graduação da Escola da Cidade, participaram de seminários em diversas faculdades no Brasil e no exterior, também atuam ativamente com seus escritórios.Cristiane Muniz integra o Una Arquitetos, resultado de associação de arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, fundado em 1996. Desde sua formação o Una desenvolve projetos em diversas escalas e programas como equipamentos para transporte público e projetos urbanos, espaços culturais, escolas, edifícios residenciais e comerciais. Maira Rios integra o B Arquitetos desde 2004, escritório que se dedica a projetos de todas as escalas além de concursos de arquitetura, projetos para ONGs e instituições públicas.

Os coordenadores das sequências da graduação da Escola da Cidade são corresponsáveis pela organização dos módulos Projeto, Urbanismo, História, Tecnologia e Desenho, respectivamente, das aulas do curso Arquitetura, Educação e Sociedade.

Corpo Docente (2014-2015)

Além do corpo docente da Escola e de convidados de diversas áreas do conhecimento no Brasil, a especialização contará com a participação de professores estrangeiros das faculdades de arquitetura conveniadas à Escola da Cidade.

Professores convidados e aulas ministradas em 2014/2015:

Marcos Acayaba – Projeto Pesquisa e Construção
Josep Bramona – El enseño en arquitectura una mirada a la vida
Geraldo Vespaziano – O desafio de ser professor
José Lira – O ensino da história e o fazer da arquitetura
Helio Piñón – Como ensinar o quê
Julius Natterer – Arquitetura e Engenharia da Madeira para o tempo que virá
Marta Lagreca – Planos de Ordenamento Territorial
Luiz Amorim – da Morfologia da Arquitetura
Laymert Garcia – O desenho xamânico e o desenho do desenho
Ana Vaz Milheiro – A Construção da História – na pele do arquitecto
Alexandre Pilis – Architecture Parallax
Camilo Restrepo – Intersecciones
Gustavo Rocha-Peixoto – A estratégia da Aranha
Maria Lisogorskaya – Learning Through Making
Farès El-Dahdah – Humanidades Públicas e Espaciais
Antonio José Lopes Bigode – Reflexões EduMatemáticas sobre Escola e a Cidade
Antonio Risério – Viver a Cidade, Transformar a Vida Urbana
Solano Benítez – Taller E – Universidad Nacional de Asunción
Manolita Correia Lima – Professores como designers educacionais
Giorgio Giorgi – Uma Introdução ao Ensino Projeto
Ricardo Bak Gordon – Instituto Superior Técnico de Lisboa
Francisco Burgos e Ginés Garrido – Escola Tecnica Superior de Arquitectura de Madrid
Marlene Ghorayeb – Ecole Spéciale d Architecture Paris
Priscila Simões – Um novo professor para um novo aluno
Ana Carolina Tonetti e Eduardo Costa – Desenho e História
Analia Amorim e Cristiane Muniz –Tecnologia e Projeto
Jose Canziani Amico – Paisajes Culturales en Los Andes
José Rollemberg e Cesar Shundi – Urbanismo e Estúdio Vertical
Zeuler R Lima – Ensinar e Apreender
Antonio Carlos Barossi – Os Edifícios da FAUUSP
Ana Maria de Moraes Belluzzo – Arte e Vida Urbana
David Sperling – Arquitetura: linguagens e representações
Stela Barbieri – O espaço na arte e na educação
Jose Luis Uribe Ortiz – Detrás de Talca: acerca de la practica académica de la Escuela de Arquitectura de la Universidad de Talca, Chile
Paulo Afonso Rheingantz – Autonomia, desejo e auto-avaliação no ensino de projeto de arquitetura
Beatriz Goulart – Escolas para quê?

Inscrições por Módulo

Pelo fato do curso ser estruturado em 03 módulos semestrais, os interessados podem efetuar inscrições nos módulos que tenham interesse. Para obter o certificado de conclusão, o aluno deve concluir três módulos, ao todo. 

Informações Gerais

  • Período: De 17 de fevereiro de 2016 a 10 de julho de 2017
  • Número de vagas: 40 vagas
  • Carga Horária: 360 Horas
  • Custo (total): 15 parcelas de R$900,00*

*O pagamento da primeira parcela deverá ser feito no ato da matrícula. A inscrição será efetivada apenas depois do pagamento.

Inscrições

Enviar os seguintes documentos para posgraduacao@escoladacidade.edu.br:

  • Ficha de Inscrição devidamente preenchida
  • Curriculum Vitae

Saiba mais aqui

Sobre este autor
Cita: Equipe Editorial. "Inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação Arquitetura, Educação e Sociedade" 04 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781520/inscricoes-abertas-para-o-curso-de-pos-graduacao-arquitetura-educacao-e-sociedade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.