Escobedo Soliz Studio vence a edição 2016 do MoMA PS1 Young Architects Program (YAP)

O escritório Escobedo Soliz Studio, da Cidade do México, foi escolhido como vencedor do Young Architects Program (YAP) promovido pelo MoMA PS1 em Nova Iorque - agora em sua 17ª edição. Selecionado entre quatro finalistas, o projeto vencedor, Weaving the Courtyard , não é "um objeto nem uma escultura no pátio, mas uma série de ações simples e poderosas que geram novas e diferentes atmosferas", comentou o arquiteto. A intervenção servirá como uma "paisagem urbana temporária" para o festival de música de verão 2016 Warm Up, que acontece no pátio do MoMA PS1.

"Weaving the Courtyard é uma intervenção arquitetônica site-specific que usa as paredes de concreto do pátio para criar um céu e uma paisagem, com taludes nos quais plataformas de terra e água sugerem uma topografia única", comentou o MoMA.

Weaving the Courtyard, 2015. Imagem © Escobedo Soliz Studio

"Uma piscina reflexiva está posicionada nos fundos do pátio, permitindo que os visitantes se refresque na água. Usando a modulações dos orifícios deixados no concreto pelas formas, os arquitetos tecem uma cobertura suspensa sobre o pátio, ou uma 'nuvem' feita de cordas coloridas. Variações de densidade poderão ser percebidas através do emaranhado, convidando os visitantes a interagirem e ocuparem os espaços por diferentes períodos de tempo. A nuvem tecida proporcionará sombreamento para os visitantes abaixo e, ao mesmo tempo, projetam sobre o pátio uma rede colorida e vibrante. Como a maior parte dos materiais não será alterada no processo de construção, eles  poderão ser reutilizados após o fim do verão."

Weaving the Courtyard, 2015. Imagem © Escobedo Soliz Studio
Weaving the Courtyard, 2015. Imagem © Escobedo Soliz Studio

"Os finalistas do Young Architects Program deste ano exploram uma ampla variedade de abordagens, materiais e escalas para questionar efetivamente o pátio do MoMA PS1 como uma arena de fuga. A engenhosa proposta de Escobedo Solíz fala tanto sobre a efemeridade do imaginário arquitetônico de hoje como também da natureza das transações espaciais de forma mais ampla. "

Weaving the Courtyard, 2015. Imagem © Escobedo Soliz Studio

Weaving the Courtyard será inaugurado no MoMA PS1 em Long Island City no início de junho.

Entre os vencedores das edições anteriores estão COSMO (Andrés Jaque), The Living (Hy-Fi), CODA (Party Wall), Interboro Partners (Holding Pattern), Work AC (Public Farm 1), MOS (Afterparty) e SO-IL (Pole Dance).

Architect: Escobedo Soliz Studio
Design Team: Andres Soliz Paz, Lazbent Pavel Escobedo Amaral, Stefanie Verhoeyen, Rodrigo Mazari Armida, Hiroshi Ando Ponce de Leon, Brian Rosendo Casarrubias Zambrano
Structural and Construction Consultants: UNAM Laboratory of Structures and Research, Ing. Juan Gerardo Olicia Salinas
Renders: Pedro Lechuga - Cuervo Loco
In Collaboration with: UNAM Facultad de Arquitectura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Escobedo Soliz Studio vence a edição 2016 do MoMA PS1 Young Architects Program (YAP)" [Escobedo Soliz Studio Wins MoMA PS1's 2016 Young Architects Program] 02 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781420/escobedo-soliz-studio-vence-a-edicao-2016-do-moma-ps1-young-architects-program-yap> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.