O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Ladrilhos hidráulicos: saiba mais sobre a fabricação artesanal e a possibilidade personalização de acordo com seu projeto

Ladrilhos hidráulicos: saiba mais sobre a fabricação artesanal e a possibilidade personalização de acordo com seu projeto

  • 06:00 - 20 Janeiro, 2016
  • por Materials
Ladrilhos hidráulicos: saiba mais sobre a fabricação artesanal e a possibilidade personalização de acordo com seu projeto
Ladrilhos hidráulicos: saiba mais sobre a fabricação artesanal e a possibilidade personalização de acordo com seu projeto, via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

A origem do ladrilho hidráulico remonta a época moura e bizantina, pois há citações nesse período de um produto utilizado para decoração de pisos, paredes e outros utensílios, muito semelhante ao fabricado nos dias de hoje. 
Com o tempo, tanto os materiais quanto o sistema de fabricação, até a chegada do cimento Portland, que é o componente básico do ladrilho hidráulico atual foram se modificando, mas sempre tendo como ponto de partida o trabalho artesanal daquela época. 

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

Vantagens e características       
- Pode ser utilizado tanto no piso quanto na parede;               
- Resistência ao impacto;    
- Versatilidade: o mesmo desenho, dependendo da posição que for instalado, produzirá um efeito geométrico diferente.         

Uso
Interno e externo

Aplicação
- Pisos 

via Dalle Piagge via Dalle Piagge via Dalle Piagge via Dalle Piagge + 24

- Paredes

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge
via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

- Painéis

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

- Bancadas e rodapés

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

CUIDADOS E LIMPEZA NA INSTALAÇÃO            
Durante aplicação, caso respingue argamassa sobre os ladrilhos, é aconselhável passar na mesma hora uma esponja limpa umedecida com água para evitar que a massa seque e penetre no piso, caso contrário recomenda-se passar nos mesmos uma lixa d'água 100 bem de leve.           

Os ladrilhos hidráulicos são peças muito porosas (enquanto não estão resinadas), no entanto, aconselha-se sempre caso o ambiente já estiver terminado e ainda precisar ser utilizado como passagem, que os ladrilhos estejam cobertos com um plástico e sobre ele pode ser colocado plástico - bolha e papelão. Jamais coloque papelão ou jornal diretamente sobre o piso, pois o mesmo pode manchar.

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

Observação: Nunca bata nas peças com 'martelo de borracha' usado normalmente em aplicação de cerâmicas, pois o martelinho de borracha além de marcar as peças (principalmente as cores claras) pode fissurá-las ou trincá-las e essas micro- fissuras ficam evidentes não durante a aplicação, mas quando essas peças são resinadas ou molhadas. Caso elas fiquem marcadas, deve-se lixá-las com lixa d´água 200. 

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

DICAS DE MANUTENÇÃO DE LADRILHO HIDRÁULICO         
Para manutenção do dia a dia recomenda-se passar cera líquida incolor com um rodo a cada 15 dias ou quando perceber que o mesmo está perdendo o brilho. Caso necessite limpá-los faça o mesmo com água e sabão neutro. A cera conserva a resina, portanto, procure passa-la regularmente.        

LEMBRE-SE: Ladrilhos hidráulicos são peças artesanais e nunca devem ser comparadas com peças de acabamento industrializadas, tais como as cerâmicas, portanto algumas imperfeições mínimas são o que as diferem e dão ao ladrilho hidráulico o seu charme e valor. 

DICAS DE COLOCAÇÃO DE LADRILHO HIDRÁULICO 
Os ladrilhos hidráulicos Dalle Piagge® são 100% artesanais, fabricados por artesãos que perpetuam uma técnica minuciosa que vai desde a preparação das tintas até a secagem final dos produtos, contando com todos os cuidados necessários para que os mesmos possam ser entregues com as condições necessárias de qualidade exigidas pelo fabricante.          
Para que o produto mantenha a mesma qualidade de sua fabricação durante sua aplicação, a Dalle Piagge® elaborou algumas instruções para serem seguidas:     
- Quando retirar os ladrilhos das caixas para realizar a colocação, coloque-os sempre da mesma forma que eles chegam até você quando embalados, ou seja, face a face, pois isso evita que os mesmos risquem.  
- Os ladrilhos hidráulicos podem ser assentados com argamassa (uso interno ou externo), e com uma desempenadeira dentada. Caso queira optar por argamassa branca, pode-se fazer se as peças a serem assentadas forem de cores claras (bege, branco, kraft claro). 
- Por serem peças artesanais (prensadas manualmente), é normal que ocorram alterações mínimas de até 1mm de espessura entre as mesmas, portanto, é aconselhável que  o colocador assente-as passando argamassa no contrapiso e também no fundo da peça para tirar esta diferença 'na massa'.        
- Quando o colocador aplicar a argamassa certifique-se que nas pontas do ladrilho também foi passado argamassa para evitar que as mesmas trinquem depois da peça assentada.            
- O ladrilho hidráulico sempre é assentado com 'junta seca', ou seja não existe espaçamento a ser dado entre as peças como feito na aplicação de cerâmicas, salvo algumas condições pode-se dar um espaçamento mínimo de 1 a 2mm entre as peças. 

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

LADRILHOS PERSONALIZADOS DALLE PIAGGE®      
Os Ladrilhos Hidráulicos Personalizados Dalle Piagge® possuem a mesma qualidade e especificações técnicas dos Ladrilhos Hidráulicos Padronizados, no entanto, tornam-se uma opção interessante para àqueles arquitetos que desejem tornar o projeto de seus clientes ainda mais exclusivos: desenhos geométricos, formatos (quadrado, triângulo, hexágonos, etc) e cores. É possível até que os ladrilhos componham o desenho de uma logomarca ou de um brasão, por exemplo.

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

No caso dos ladrilhos personalizados, é desenvolvida uma fôrma exclusiva para sua criação.

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

Para ter certeza que atenderá todas as suas solicitações, a Dalle Piagge® oferece uma ampla diversidade de padrões gráficos de influências variadas, permitindo a personalização dos ambientes, inclusive a composição dos ladrilhos com outros materiais.           
Como é produzido por meio de um processo artesanal, cada peça é feita manualmente, há uma grande variedade de cores, que, quando cuidadas da maneira certa, mantêm-se intactas por anos. Veja aqui a paleta de cores disponíveis.

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

Simule aqui a colocação (posição e cores) de seus ladrilhos hidráulicos.     

Veja alguns exemplos de arquitetos que optaram pela produção de Ladrilhos Hidráulicos sob medida e que possuem linhas exclusivas de Ladrilhos Hidráulicos:

Linha Exclusiva de Ladrilhos Hidráulicos / Sub Estúdio Arquitetura e Design 
Nesta linha, os ladrilhos apresentam desenhos minimalistas que exploram linhas e círculos pensados para serem aplicados também de modo desordenado, sem continuidade do desenho.   As arquitetas do Sub Estúdio desenvolveram três coleções exclusivas para seus clientes:

1. Coleção Quadrado/Triângulo- peças quadradas

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

2. Coleção Bola- peças hexagonais (sextavadas)

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

3. Coleção Taco- peças hexagonais (sextavadas)

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

Linha de Ladrilhos Hidráulicos Azul e Branco / Roberto Migotto
No mosaico de ladrilhos hidráulicos desenhado pelo arquiteto Roberto Migotto e fabricados pela Dalle Piagge®  foram usadas 4 cores e a paginação é feita com 2 modelos iguais, porém, rebatidos. Cada peça tem 20x20 cm.

via Dalle Piagge
via Dalle Piagge
via Dalle Piagge
via Dalle Piagge

Conheça melhor este e outros produtos Dalle Piagge® em Materials ou vá diretamente a www.dallepiagge.com.br

Sobre este autor
Materials
Autor
Cita: Materials. "Ladrilhos hidráulicos: saiba mais sobre a fabricação artesanal e a possibilidade personalização de acordo com seu projeto" 20 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780606/ladrilhos-hidraulicos-saiba-mais-sobre-a-fabricacao-artesanal-e-a-possibilidade-personalizacao-de-acordo-com-seu-projeto> ISSN 0719-8906