MVRDV reinventa o Hutong chinês

O escritório MVRDV assumiu a tarefa de reimaginar o Hutong chinês. Focando no proeminente e (hoje) vazio Xianyukou Hutong, em Pequim, o escritório se propôs a definir o futuro deste e a inventar "o próximo Hutong" - que seja "monumental, denso, verde, misto e individual" e que possa ser construído em etapas.

© MVRDV

Dos arquitetos: Xianyukou Hutong, localizado próximo à Praça Tiananmen em Pequim, está a espera de um projeto de renovação. Seus habitantes se mudaram para outras regiões e o local foi deixado quase completamente vazio. O que fazer com uma situação tão pouco comum? Devido à sua posição central em Pequim, este será um projeto muito visado e o momento de decisão envolve grande responsabilidade. O que deveria ser feito ali? Mais uma área de arranha-céus? Ou algo que reverencie e construa a partir da antiga vida urbana da vila? Este é um momento importante para refletir sobre os empreendimentos de Hutong das últimas décadas e criar um modelo melhor para o futuro, o próximo Hutong.

© MVRDV

Há séculos, Hutongs têm sido a forma padrão de assentamentos das populações que migraram das áreas urbanas para os grandes centros urbanos da China. O assentamento combina os valores de vida e modelo organizacional das clássicas vilas rurais com a alta densidade das cidades: três ou quatro edifícios em torno de um pátio. Cercado por paredes, o Hutong garante a intimidade clássica da vida familiar em um contexto de densidade. Ele combina privacidade com densidade e flexibilidade com organização. Desde suas origens até os dias de hoje, os hutongs evoluíram de acordo com as demandas que foram surgindo. Nesta área de aceleração da globalização, quais são os novos desafios e oportunidades para o hutong?

© MVRDV

O empreendimento de Xianyukou hutong foi desacelerado em comparação com outras áreas próximas, o que cria um enorme potencial para esta área. Sua proximidade com a praça Tiananmen o torna altamente significativo. 

© MVRDV
© MVRDV

O projeto demanda um ponto de vista cultural e político que conecte o futuro com o passado. nenhum masterplan ou grande projeto, mas uma estratégia de desenvolvimento. Quais poderiam ser os princípios para o processo de renovação de Xianyoukou Hutong? Que direções deveriam ser seguidas?

© MVRDV

Diversos testes espaciais foram imaginados, cada um explorando um potencial específico. Podemos imaginar combinar as qualidades dessas hipóteses individuais e extremas para criar um hutong que seja ao mesmo tempo monumental, denso, verde, misto e individual? A proposta cria uma espécie de exposição de edifícios onde distintos projetos, intervenções, interpretações e estratégias podem ser testadas e expostas, mostrando um desenvolvimento futuro possível para "o próximo hutong".

© MVRDV
© MVRDV
  • Arquitetos

  • Localização

    Pequim, Pequim, China
  • Equipe de projeto

    Winy Maas, Jacob van Rijs and Nathalie de Vries with Wenchian Shi, Kyosuk Lee, Ting Wen , Michael Zhang, Jaime Bálgoma, Saimon Gomez Idiakez
  • Cliente

    Centro de Artes de Pequim
  • Área

    3.400m²
  • Fotografias

    MVRDV

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "MVRDV reinventa o Hutong chinês" [MVRDV Reimagines the Chinese Hutong] 10 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779873/mvrdv-reinventa-o-hutong-chines> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.