Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Sítio da Lezíria: Transformando Estábulos em Residências / Atelier Data

Sítio da Lezíria: Transformando Estábulos em Residências / Atelier Data
© Richard John Seymour
© Richard John Seymour

© Richard John Seymour © Richard John Seymour © Richard John Seymour © Richard John Seymour + 16

Descrição enviada pela equipe de projeto. O local da intervenção está situado em Alcácer do Sal, Alentejo, uma região  estratégica em Portugal devido às suas características geográficas, ambientais e paisagísticas. Nesta área, o rio Sado foi um dos principais fatores de crescimento, devido à sua navegabilidade. As extensas áreas de produção de sal representaram igualmente um forte fator para o desenvolvimento econômico da região, combinado com o solo rico existente, que promoveu a agricultura - que ainda é a atividade dominante da região.

© Richard John Seymour
© Richard John Seymour

Nomeada 'Sítio das Lezírias', na extensa propriedade (de aproximadamente 14 ha) em que a intervenção foi feita, uma antiga área agrícola, existem dois edifícios: o solar e os estábulos, cujo projeto de reforma foi feito pelo Data Atelier. A transformação desses estábulos em habitação, nos deu a oportunidade de pensar sobre o espaço interno e também de testar a forma que as pessoas podem habitar áreas rurais antigas novamente. Este projeto é o resultado da primeira fase de uma estratégia ampla que visa reviver uma antiga terra agrícola, combinando novas técnicas agrícolas com uma nova maneira de viver.

Diretrizes de projeto para a transformação dos estábulos em habitação:

- Manutenção da estrutura original de madeira da cobertura e o eixo de circulação / caminho central (o caminho dos cavalos);
- Transformação e redesenho dos espaços, antigamente dos cavalos, em unidades residenciais flexíveis;
- Distribuição dos "núcleos de água" - baterias funcionais - dentro dos limites de cada unidade residencial (paredes equipadas);
- Recuperação das técnicas tradicionais de construção e materiais dentro de uma lógica de reinterpretação e reinvenção do espaço doméstico.

© Richard John Seymour
© Richard John Seymour

Sobre o programa:

Há 5 espaços, todos com uma área aproximadamente igual: 4 podem ser utilizados como dormitórios e 1 como área de estar, com uma mesa que permite que se cozinhe e faça refeições.

© Richard John Seymour
© Richard John Seymour

O edifício original costumava ser um estábulo para os cavalos, com paredes espessas ao redor, uma charmosa estrutura de madeira na cobertura, sustentando o teto, e, finalmente, ao longo de um passeio central do edifício, os cavalos foram levados a seu próprio espaço. Hoje em dia, o edifício mantém exatamente esta lógica original, com o mesmo passeio central, que conecta vários espaços que podem ter usos imaginativos. 

© Richard John Seymour
© Richard John Seymour

Sobre as opções de materiais:

Decidimos utilizar materiais resistentes e acessíveis, que adaptam-se à lógica do novo uso do edifício e aos estábulos antigos. O pavimento foi executado em cimento, o qual logo foi encerado. No pavimento dos 5 banheiros e a área de preparo da cozinha, foram escolhidos azulejos hidráulicos feitos à mão, uma técnica portuguesa muito antiga, com charmosos desenhos geométricos e coloridos. Todas as paredes possuem os mesmos acabamentos, cimento também encerado, tanto em áreas privadas, públicas ou úmidas. Finalmente, convidamos o artista João Mouro para criar os murais em todos os lavabos, com materiais reciclados procedentes de outros edifícios antigos.

Planta
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Sítio da Lezíria: Transformando Estábulos em Residências / Atelier Data" [Sítio da Lezíria: Converting Mews Into Housing / Atelier Data] 01 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779187/sitio-da-leziria-transformando-estabulos-em-residencias-atelier-data> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.