O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Suíça testa primeiro sistema de ônibus elétricos sem motorista do mundo

Suíça testa primeiro sistema de ônibus elétricos sem motorista do mundo

Suíça testa primeiro sistema de ônibus elétricos sem motorista do mundo
Suíça testa primeiro sistema de ônibus elétricos sem motorista do mundo, Sion, Suíça. Image © Martin Doelberg, via Wikicommons
Sion, Suíça. Image © Martin Doelberg, via Wikicommons

Já ouviu a expressão “como um relógio suíço” referindo-se a algo que funciona precisamente? É possível que ela mude, até a metade do ano que vem, para “como um ônibus suíço” depois do lançamento do primeiro sistema autônomo de transporte público do país.

A pequena cidade de Sion (foto abaixo), com cerca de 30 mil habitantes, foi o cenário escolhido pela start-up BestMile para testar, por dois anos, uma frota de mini ônibus elétricos (foto acima) que funcionam sem motoristas – a exemplo dos carros do Google – e terá suas rotas e horários controlados por uma rede inteligente de acordo com a demanda.

Os veículos – bem bonitinhos, diga-se de passagem – terão capacidade para nove passageiros e foram fabricados pela francesa Navya. O objetivo é que eles façam a cobertura de pequenas distâncias entre estações de trem ou ônibus convencionais e a porta de casa dos passageiros.

Segundo a BestMile, o planejamento das rotas será feito em tempo real por uma central que funciona como uma espécie de torre de controle de aeroporto, a partir de algoritmos que serão desenvolvidos em conjunto com o laboratório de sistemas urbanos de transporte da École Polytechnique Fédérale de Lausanne.

Como a cidade fica entre os alpes de Valais, o serviço vem a calhar para quem mora afastado do centro e pode se consolidar como uma opção mais sustentável ao transporte motorizado individual e outros modelos on demand, caso do Uber.

Se o projeto der certo por lá, a ideia da empresa é investir em expansão global.

Este artigo, escrito por Julio Lamas, foi originalmente publicado na página Coxexão Planeta em novembro deste ano com o título "Suíça testa primeiro sistema de ônibus elétricos sem motorista do mundo". 

Sobre este autor
Julio Lamas / Conexão Planeta
Autor
Cita: Julio Lamas / Conexão Planeta. "Suíça testa primeiro sistema de ônibus elétricos sem motorista do mundo" 21 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779058/suica-testa-primeiro-sistema-de-onibus-eletricos-sem-motorista-do-mundo> ISSN 0719-8906