Pavilhão perfurado autoportante na Art Basel Miami

À luz da recente inauguração do Art Basel Miami, o estúdio MARC FORNES/THEVERYMANY chamou atenção para seu Labrys Frisae Pavilion, que permaneceu instalado no Art Basel Miami durante três anos, de 2011 a 2014.

Construído com chapas de alumínio de menos de um milímetro de espessura, a instalação visava diluir a distinção entre limites e espaço através de "uma experiência imersiva multissensorial". 

Pavilhão perfurado autoportante na Art Basel Miami  - Mais Imagens+ 8

Cortesia de MARC FORNES/THEVERYMANY
Cortesia de MARC FORNES/THEVERYMANY

"O interior da estrutura leva os visitantes a perderem a noção de tempo, perseguindo as curvas e tentando compreender o espaço", que muda ao passo que os observadores se movem, especialmente no escuro, quando as sombras emergem através do complexo padrão perfurado da estrutura,

Cortesia de MARC FORNES/THEVERYMANY

Labrys Frisae era uma parte da coleção "striped morphologies" de Fornes - "nesta pesquisa, projetos são descritos como faixas [stripes], agrupadas em painéis planos de matéria e recortes que são então anexados uns aos outros através de milhares de rebites, exibindo curvaturas ao passo que se unem aos painéis adjacentes."

Cortesia de MARC FORNES/THEVERYMANY

Quando concluída, a instalação se torna autoportante, sustentando-se através da dobras em torno de uma coluna central que não interfere na integridade estrutural. 

Cortesia de MARC FORNES/THEVERYMANY

Localização: The Rotunda Space – 3252 NE 1st Avenue, Suite 101 – Miami, FL 33137, 2011-2014

Dimensões: 8,78m  x 9,06m  x 5,30m

Perfurações: 202.290

Rebites: 101.145

Número de partes: 10.322

Peso: 744kg

Número de painéis de alumínio: 256

Número de nós: 74

Número de partes perdidas após a desmontagem e que deverão ser refeitas: 6 (0,05%)

Via MARC FORNES/THEVERYMANY.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Pavilhão perfurado autoportante na Art Basel Miami " [Self-Supporting Perforated Pavilion at Miami Art Basel ] 05 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778290/pavilhao-perfurado-autoportante-na-art-basel-miami> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.