Pavilhão Nórdico elege David Basulto como curador da Bienal de Veneza 2016

O Pavilhão Nórdico, que representa a Finlândia, a Noruega e a Suécia, elegeu David Basulto como curador de sua exposição na Bienal de Veneza 2016. Respondendo ao tema do evento, Reporting from the Front, definido pelo diretor geral da Bienal, Alejandro Aravena, a exposição organizada por Basulto e o Centro Sueco de Arquitetura e Design (ArkDes), usará a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo nórdicos como "um trampolim" para compreender os futuros desafios que a arquitetura e o ambiente construído enfrentarão. O anúncio é acompanhado por uma chamada para projetos concluídos que abordam estes desafios. Os projetos selecionados serão exibidos no pavilhão nórdico projetado pelo escritório Sverre Fehn entre os dias 28 de maio e 27 de novembro de 2016.

David Basulto. Imagem © Matti Östling/ArkDes

Tema do Pavilhão

A exposição "lançará uma luz psicoanalítica sobre a sociedade nórdica através da arquitetura", explicou Basulto, "ajudando a formular as questões que podem nos auxiliar a refletir e compreender este momento particular na arquitetura nórdica visando propor uma direção para alcançar seu potencial completo."

"Usando a Hierarquia de Necessidades de Maslow como lente analítica e de observação, a exposição explorará e investigará os projetos que tenham sido instrumentais  na construção da sociedade nórdica e, a partir desta análise, discutirá as questões para as quais a sociedade e a arquitetura precisam encontrar soluções com o intuito de progredir."

Basulto é um arquiteto chileno, co-fundador, CEO e Editor Chefe do ArchDaily e sua rede de sites em Inglês, Espanhol, Português e Chinês. Já proferiu palestras em instituições de todo o mundo, entre as quais, a Harvard Graduate School of Design, a Escola da Cidade, a Tsinghua University em Pequim e o Strelka Institute em Moscou. No início deste ano, foi moderador do 2015 Alvar Aalto Symposium em Helsinki.

James Taylor-Foster será assistente de David Basulto na curadoria do pavilhão.

Chamada de Projetos

O anúncio de Basulto como curador é acompanhado por uma chamada de projetos a serem incluídos na exposição. O objetivo é mostrar projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo da Finlândia, Noruega e Suécia que "moldaram (ou estão moldando) a sociedade e contribuíram (ou estão contribuindo) no processo de compreensão dos desafios futuros." Os projetos exibidos serão divididos em três categorias:

  1. Fundação: Arquitetura voltada para as necessidades básicas, como abrigo, saúde e educação. Os projetos desta categoria são como exemplos para outros países.
  2. Pertencimento: Arquitetura que incorpora programas públicos e cria espaços públicos nos quais a sociedade se reúne; os lugares onde os indivíduos se tornam cidadãos e se relacionam entre si. Isso inclui projetos religiosos, cívicos, de  infraestrutura e locais de trabalho.
  3. Reconhecimento: Arquitetura que reconhece os processos na sociedade nórdica e seus valores manifestos em monumentos e memoriais. Como encarnação de uma nação altamente desenvolvida, os projetos desta categoria ocupam uma posição reflexiva sobre a sociedade e destacam seus valores latentes. 

Os projetos devem ter sido concluídos durante ou após o anos de 2008 e devem ser enviados até o dia 17 de janeiro pela página www.arkdes.se juntamente com as seguintes informações:

  1. Em qual das três categorias o projeto se enquadra;
  2. 3 fotos (alta resolução, formato .jpeg ou .png) com créditos (máximo de 25Mb). Ao enviar o projeto você permite que a ArkDes use seu material na exposição;
  3. Texto descritivo (não mais que 300 palavras) claro e explicativo;
  4. Ficha técnica contendo informações referentes à equipe, ano e localização exata do projeto;
  5. Como este projeto contribui com a condição atual da sociedade nórdica? (não mais que 150 palavras).

Dúvidas sobre a chamada de trabalhos devem ser enviadas para o endereço karin.abergwaern@arkdes.se.

Questions about the open call should be sent to karin.abergwaern@arkdes.se.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Pavilhão Nórdico elege David Basulto como curador da Bienal de Veneza 2016 " [David Basulto to Curate Nordic Pavilion at 2016 Venice Biennale] 03 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778240/pavilhao-nordico-elege-david-basulto-como-curador-da-bienal-de-veneza-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.