O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Pavilhão Nórdico elege David Basulto como curador da Bienal de Veneza 2016

Pavilhão Nórdico elege David Basulto como curador da Bienal de Veneza 2016

Pavilhão Nórdico elege David Basulto como curador da Bienal de Veneza 2016
Pavilhão Nórdico elege David Basulto como curador da Bienal de Veneza 2016 , Pavilhão Nórdico em Veneza projetado por Sverre Fehn em 1960. Imagem © Feruzzi
Pavilhão Nórdico em Veneza projetado por Sverre Fehn em 1960. Imagem © Feruzzi

O Pavilhão Nórdico, que representa a Finlândia, a Noruega e a Suécia, elegeu David Basulto como curador de sua exposição na Bienal de Veneza 2016. Respondendo ao tema do evento, Reporting from the Front, definido pelo diretor geral da Bienal, Alejandro Aravena, a exposição organizada por Basulto e o Centro Sueco de Arquitetura e Design (ArkDes), usará a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo nórdicos como "um trampolim" para compreender os futuros desafios que a arquitetura e o ambiente construído enfrentarão. O anúncio é acompanhado por uma chamada para projetos concluídos que abordam estes desafios. Os projetos selecionados serão exibidos no pavilhão nórdico projetado pelo escritório Sverre Fehn entre os dias 28 de maio e 27 de novembro de 2016.

David Basulto. Imagem © Matti Östling/ArkDes
David Basulto. Imagem © Matti Östling/ArkDes

Tema do Pavilhão

A exposição "lançará uma luz psicoanalítica sobre a sociedade nórdica através da arquitetura", explicou Basulto, "ajudando a formular as questões que podem nos auxiliar a refletir e compreender este momento particular na arquitetura nórdica visando propor uma direção para alcançar seu potencial completo."

"Usando a Hierarquia de Necessidades de Maslow como lente analítica e de observação, a exposição explorará e investigará os projetos que tenham sido instrumentais  na construção da sociedade nórdica e, a partir desta análise, discutirá as questões para as quais a sociedade e a arquitetura precisam encontrar soluções com o intuito de progredir."

Basulto é um arquiteto chileno, co-fundador, CEO e Editor Chefe do ArchDaily e sua rede de sites em Inglês, Espanhol, Português e Chinês. Já proferiu palestras em instituições de todo o mundo, entre as quais, a Harvard Graduate School of Design, a Escola da Cidade, a Tsinghua University em Pequim e o Strelka Institute em Moscou. No início deste ano, foi moderador do 2015 Alvar Aalto Symposium em Helsinki.

James Taylor-Foster será assistente de David Basulto na curadoria do pavilhão.

Chamada de Projetos

O anúncio de Basulto como curador é acompanhado por uma chamada de projetos a serem incluídos na exposição. O objetivo é mostrar projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo da Finlândia, Noruega e Suécia que "moldaram (ou estão moldando) a sociedade e contribuíram (ou estão contribuindo) no processo de compreensão dos desafios futuros." Os projetos exibidos serão divididos em três categorias:

  1. Fundação: Arquitetura voltada para as necessidades básicas, como abrigo, saúde e educação. Os projetos desta categoria são como exemplos para outros países.
  2. Pertencimento: Arquitetura que incorpora programas públicos e cria espaços públicos nos quais a sociedade se reúne; os lugares onde os indivíduos se tornam cidadãos e se relacionam entre si. Isso inclui projetos religiosos, cívicos, de  infraestrutura e locais de trabalho.
  3. Reconhecimento: Arquitetura que reconhece os processos na sociedade nórdica e seus valores manifestos em monumentos e memoriais. Como encarnação de uma nação altamente desenvolvida, os projetos desta categoria ocupam uma posição reflexiva sobre a sociedade e destacam seus valores latentes. 

Os projetos devem ter sido concluídos durante ou após o anos de 2008 e devem ser enviados até o dia 17 de janeiro pela página www.arkdes.se juntamente com as seguintes informações:

  1. Em qual das três categorias o projeto se enquadra;
  2. 3 fotos (alta resolução, formato .jpeg ou .png) com créditos (máximo de 25Mb). Ao enviar o projeto você permite que a ArkDes use seu material na exposição;
  3. Texto descritivo (não mais que 300 palavras) claro e explicativo;
  4. Ficha técnica contendo informações referentes à equipe, ano e localização exata do projeto;
  5. Como este projeto contribui com a condição atual da sociedade nórdica? (não mais que 150 palavras).

Dúvidas sobre a chamada de trabalhos devem ser enviadas para o endereço karin.abergwaern@arkdes.se.

Questions about the open call should be sent to karin.abergwaern@arkdes.se.

Sobre este autor
Rory Stott
Autor
Cita: Stott, Rory. "Pavilhão Nórdico elege David Basulto como curador da Bienal de Veneza 2016 " [David Basulto to Curate Nordic Pavilion at 2016 Venice Biennale] 03 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778240/pavilhao-nordico-elege-david-basulto-como-curador-da-bienal-de-veneza-2016> ISSN 0719-8906