O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Em detalhe: Tecido estrutural para construções de emergência

Em detalhe: Tecido estrutural para construções de emergência

Em detalhe: Tecido estrutural para construções de emergência
Em detalhe: Tecido estrutural para construções de emergência, Cortesia de Abeer Seikaly
Cortesia de Abeer Seikaly

"A natureza só utiliza os fios mais longos para tecer seus padrões, mas cada pequena parte de seu tecido revela a organização de toda a tapeçaria." - Richard P. Feynman

A arquiteta, designer e artista Abeer Seikaly construiu sua carreira em torno de uma base de conhecimentos interdisciplinares que envolvem a arquitetura, o design, a arte, a moda e o design têxtil. O projeto "Weaving a Home" (Tecendo um Lar), que apresentamos aqui, mostra uma interessante exploração em torno da construção de refúgios emergenciais sustentáveis através de tecidos expansíveis e dobráveis. O sistema se torna estrutural ao fechar-se sobre si mesmo, formando uma espécie de domo, e permite incluir as instalações básicas em meio às camadas se sua pele. A proposta foi eleita a vencedora do Lexus Design Award 2013.

Modelo de estudo que mostra o movimento do sistema
Modelo de estudo que mostra o movimento do sistema

Da arquiteta. Ao longo da história, a vida humana se desenvolveu através de ondas de migração e assentamentos. O movimento das pessoas sobre a Terra levou ao descobrimento de novos territórios, assim como a criação de novas comunidades entre os estrangeiros, os quais eventualmente formaram povoados, cidades e nações. Navegando por esta dualidade entre a exploração e o assentamento, o movimento e a quietude são parte fundamental da essência do ser humano. 

Cortesia de Abeer Seikaly
Cortesia de Abeer Seikaly

Durante o século passado, com as guerras mundias e desastres naturais, o mundo presenciou o deslocamento de milhões de pessoas em todos os continentes. Ao buscar refúgio, as pessoas levavam consigo o que pudiam, reassentando-se em terras desconhecidas, começando  uma nova vida com pouco mais que uma barraca. 

Cortesia de Abeer Seikaly
Cortesia de Abeer Seikaly

Este projeto examina o conceito tradicional da arquitetura dos refúgios mediante a criação de um tecido técnico, estrutural, que se expande para conformar a habitação e se contrai para ser deslocado, sem deixar de oferecer as comodidades da vida contemporânea (calefação, água corrente, eletricidade etc.)

Referências e inspiração
Referências e inspiração

O conceito por trás do tecido estrutural é a constante tração do tecido que se dobra facilmente em superfícies planas para o transporte. Os fios da trama se ajustam a seus diferentes propósitos, por exemplo, criar janelas e espaços de armazenamento, ou um tecido solar "extensível" para gerar energia e coletar água da chuva.

Estudos - papel cortado e marcado se converte em um padrão flexível
Estudos - papel cortado e marcado se converte em um padrão flexível

O sistema é construído a partir de componentes plásticos resistentes tecidos em um padrão predeterminado para formar uma "unidade" singular. A unidade em si é flexível e se dobra através de seu eixo central. O nível que a unidade pode ser dobrada depende do número de componentes e da elasticidades do tecido. O tipo de tecido será inevitavelmente aquele que tiver a durabilidade e flexibilidade necessária e que possa servir a várias funções. 

Pele de uma camada
Pele de uma camada

Já que os elementos estruturas foram concebidos para serem ocos, as instalações de água e eletricidade podem ser incorporadas à estrutura, entre as camadas, de forma muito similar a uma divisória tradicional. 

Pele de duas camadas
Pele de duas camadas

Os tecidos estruturais podem ser ampliados à escala de uma "cidade de refúgios", uma paisagem de cúpulas que facilita a vida comunitária e transcende a necessidade básica da habitação, dando lugar a uma comunidade que se renova e prospera. Um urbanismo nômade que fisicamente e metaforicamente tece uma comunidade. 

Componentes
Componentes

Neste espaço transitório, os nômades encontram um lugar para fazer uma pausa em seus mundos turbulentos, um lugar para tecer a tapeçaria de sua nova vida. 

Montagem e desmontagem
Montagem e desmontagem

"Um edifício se faz transparente como resultado de seu uso, quando o visitante passa através dos limites e utiliza as interfaces sem tem que cruzar a fronteira espacial da pele do edifício. Em outras palavras, a transparência surge de um ato comunicativo entre o privado e o público, entre a luza e a escuridão, entre o movimento e a quietude, entre a vida e o trabalho."

-O véu ambíguo, por Bechir Kanzari y Yasser Elsheshtawy.

* Mais detalhes sobre o trabalho de Abeer Seikaly aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor

Veja mais:

Notícias Diversos
Cita: Franco, José Tomás. "Em detalhe: Tecido estrutural para construções de emergência" [En Detalle: Tejido Estructural para Refugios de Emergencia] 30 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777864/em-detalhe-tecido-estrutural-para-construcoes-de-emergencia> ISSN 0719-8906