Finite Format: Pezo von Ellrichshausen explora a diversidade da repetição na arquitetura

"Finite Format" é o nome da exposição do escritório chileno Pezo von Ellrichshausen em uma das instituições culturais mais importantes da República Checa: a Casa da Arte de České Budějovice, localizado na cidade homônima. Composta por mais de 480 pinturas (Finite Format) e uma série de seus desenhos em tinta (Infinite Motive), a exposição confirma o método dos arquitetos "para entender não apenas as qualidades artísticas em um trabalho de arquitetura, mas também os atributos arquitetônicos de um trabalho de arte", comentou a instituição.

Paralelamente, Pezo y von Ellrichshausen trabalharam com um ateliê de 14 estudantes de arquitetura da Universidade de Liberec na concepção e construção de uma maquete de 12 metros quadrados para "Infinite Motive". Tendo no círculo seu elemento básico, os autores refletem sobre como as intenções arquitetônicas podem "ser diluídas por meio da repetição de uma única figura de várias dimensões."

Obra: Finite Format
Formato: 486 pinturas, óleo sobre tela 30 x 30 cm (cada)
Dimensões totais: 270 x 1620 cm
Ano: 2014-2015

Memorial: Finite Format 002 e 003 reúnem dois trabalhos produzidos por Pezo von Ellrichshausen, cada um deles composto por uma série de 243 pinturas. As séries são o resultado de um preciso estudo sobre a proporção e o caráter formal. Estes trabalhos são apresentados em uma sequência linear que simultaneamente corrói e reforça a individualidade de cada figura básica

Finite Format. Cortesia de Pezo von Ellrichshausen
Finite Format. Cortesia de Pezo von Ellrichshausen

Obra: Infinite Motive
Formato: 6 desenhos, tinta sobre papel, 70 x 110 cm (cada)
Dimensões totais: 140 x 220 cm
Maquete: Chapas de MDF, 300 x 400 cm
Ano: 2015

Memorial: Infinite Motive é uma seleção de desenhos feitos à mão sobre papel e uma maquete. Está consiste em uma pesquisa aberta sobre como as intenções arquitetônicas podem ser diluídas por meio da repetição de uma única figura de várias dimensões. A consistência interna do complexo sistema resultante - em sua natureza, bastante acidental e fora de contexto, programa ou construção - se converte em uma investigação da noção mesma de um plano auto-regulado. 

Infinite Motive. Cortesia de Pezo von Ellrichshausen
Infinite Motive. Cortesia de Pezo von Ellrichshausen
Infinite Motive. Cortesia de Pezo von Ellrichshausen
Infinite Motive. Cortesia de Pezo von Ellrichshausen
Infinite Motive. Cortesia de Pezo von Ellrichshausen
Infinite Motive. Cortesia de Pezo von Ellrichshausen

A exposição "Finite Format" permanece aberta ao público até o dia 23 de novembro de 2015. O catálogo da exposição pode ser adquirido aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Finite Format: Pezo von Ellrichshausen explora a diversidade da repetição na arquitetura" [Con esta maqueta de 100 círculos Pezo von Ellrichshausen explora la diversidad de la repetición] 16 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777052/finite-format-pezo-von-ellrichshausen-explora-a-diversidade-da-repeticao-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.