Clássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano

Clássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - Mesa, Janela, Madeira, Viga, CadeiraClássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - Imagem 3 de 20Clássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - JanelaClássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - Janela, Tijolo, FachadaClássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - Mais Imagens+ 15

Por Jaime Solares

Quatro volumes de tijolo aparente implantados a partir de duas relações causais: a primeira, imediata, dos objetos organizados ora paralela ora perpendicularmente aos limites do terreno; e a segunda, deles entre si, construindouma praça que orienta os vazios entre os edifícios e indica percursos a partir de um encontro axial quase concêntrico. No vazio principal, desembocadura das entradas do complexo, uma torre de água de composição tripartida: a base prismática de base quadrada, o fuste cilíndrico – ambos em alvenaria aparente–, e o capitel também cilíndrico, porém já não como um volume cheio mas como uma superfície translúcida, coroando a escada metálica azul que serpenteia a torre.

Clássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - Urbano, Janela
© Celso Brando. Cortesia de Jaime Solares

O primeiro volume é o edifício administrativo, longilíneo, que marca a entrada principal, na porção mais estreita do terreno irregular com um semicilindro de um pavimento de altura, sobre o qual se abre um terraço com escorregador, escadaria e piso amarelo. Na ponta oposta, um portal de concreto aparente suporta duas tesouras de madeira, abrindo-se para o complexo.

Clássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - Imagem 14 de 20
© Arquivo Vigliecca&Associados

Ao lado, descortina-se o galpão de atividades indoor, uma cobertura industrial que segue indiferente aos desníveis entre as quadras, aumentando o pé-direito a cada rebaixo, permitindo a existência da sequência de arquibancadas que deságuam na fachada aberta do edifício, cuja escala é controlada pela passarela sobre pilares de concreto. Constitui-se assim um túnel coberto que leva ao teatro do lado oposto. Este – de composição simétrica, como todo o partido formal do projeto, a partir de um rebatimento bilateral das construções pelo eixo longitudinal – caracteriza-se como o volume mais opacoe compacto do complexo, emoldurando sua fachada interna com um grande painel de cobogós de cimento.

Clássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - Viga, Aço
© Arquivo Vigliecca&Associados

Constituindo o bloco que divide a área de nível mais alto do conjunto e o grande terreno de atividades ao ar livre, o refeitório apresenta duas porções distintas. A primeira é uma caixa apoiada numa sequência de pilares de alvenaria com vãos vencidos por viga de concreto encimada por um plano de elementos vazados, solução geral dos acessos a nível térreo de todos os edilícios. A partir daí se descobre a segunda porção, de pequenos telhados de duas águas, perpendiculares e adoçados ao corpo principal. Conectando todo o edifício há um estreito telhado que segue o eixo longitudinal, também de duas águas.

Clássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - Janela
© Celso Brando. Cortesia de Jaime Solares

Os quatro edifícios constituem o caminho público-privado que dá legibilidade à escala do pedestre, do corpo funcional e operativo do complexo que alberga as mais diversas atividades esportivas e culturais. Seja atravessando os edifícios, seja cruzando o portal virtual configurado pela concorrência do galpão de quadras em desnível e do pavilhão do refeitório, ou mesmo passando pelo largo e extenso corredor paralelo ao edifício administrativo, o usuário chega ao momento de maior escala do conjunto: o espaço descoberto.

Clássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - Imagem 13 de 20
© Arquivo Vigliecca&Associados

Metade do terreno divide-se assim em dois pisos e suas atividades: a grama, com o campo de futebol, as duas quadras poliesportivas e o espaço livre que liga a rua principal de acesso à Rodovia Presidente Dutra; e o piso de pedra das duas piscinas, uma menor infantil com desenho de golfinhos no piso, e outra maior, que se organiza ao redor de umtobogã-ilha vermelho, ambas em diálogo com o riacho que passa ao lado do limite oeste do terreno. Toda essa área é cercada por uma vegetação de pouca densidade, que se abre à rodovia.

Clássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - Janela, Tijolo, Fachada
© Celso Brando. Cortesia de Jaime Solares

O princípio de diálogo à realidade do entorno se entende também quando da seleção dos materiais e acabamentos. Predomina a alvenaria aparente de tijolos maciços, vez ou outra entrecortada, suportada ou interrompida por colunas, vigas e cogobós de cimento ou concreto também aparentes. Em contraste com o laranja e cinza está o azul metálico dos corrimões, das esquadrias, na escada espiralada da torre, no gradil, nas telhas, etc. Soma-se ainda a madeira das tesouras que suportam os grandes vãos de todos os volumes. Tal linguagem dialoga tanto com as casas simples do entorno suburbano, quanto com os galpões industriais que ainda existem na região.Um exemplo é o lanternim que percorre todo o galpão das quadras esportivas.

Os três pisos, os quatro volumes, os vários materiais, a torre, a praça, o pavilhão, os portais, enfim,tudo parte de estratégias formais de controle de proporção e percurso, diálogo com as pré-existências urbanas e com a escala do pedestre, estudo tipológico de linguagem e cultura locais. Instrumentos mentais de projeção que garantiram a correta composição da obra.

Clássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano - Fachada, Janela
© Arquivo Vigliecca&Associados

Jaime Solares é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), e teve como Trabalho Final de Graduação o tema “Crítica de arquitetura no Brasil: 1985-2010”, tendo desenvolvido o índice brasileiro de crítica de arquitetura (disponível online).

Quer colaborar conosco? Escreva para colabore@archdaily.com.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Dom Adriano Hipolito, 10 - Moquetá, Nova Iguaçu - RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Jaime Solares. "Clássicos da Arquitetura: SESC Nova Iguaçu / Hector Vigliecca e Bruno Padovano" 31 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776348/classicos-da-arquitetura-sesc-nova-iguacu-hector-vigliecca-e-bruno-padovano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.