Barberio Colella ARC projeta casas "pop-up" no Nepal

Desastres podem devastar comunidades a qualquer minuto. Na esteira do terremoto que causou os maiores prejuízos da história do Nepal, centenas de milhares de habitantes se tornaram instantaneamente moradores de rua. Para ajudar essas pessoas a reorganizarem e retomarem suas vidas, o escritório Barberio Colella ARC projetou uma estrutura temporária usando materiais locais "para fazer uma casa que possa ser construída de forma rápida, leve, compacta, durável e econômica."

Barberio Colella ARC projeta casas pop-up no Nepal - Mais Imagens+ 3

Componentes. Cortesia de Barberio Colella ARC

Concebida para um concurso promovido pelo website chinês Ikuku, a casa "Just a Minute" é construída com seis materiais: painéis OSB, bambu, bambu laminado, juta branca, lã reciclada e uma membrana à prova d'água. A paleta limitada de materiais torna o projeto mais acessível e fácil de construir.

Cortesia de Barberio Colella ARC
Sistema de instalação. Cortesia de Barberio Colella ARC

As estruturas, projetadas para sustentar de 4 a 10 pessoas, foram concebidas para serem fabricadas em série e transportadas para as regiões necessárias. Para facilitar o processo de transporte das casas, o projeto conta com um ponto pivotantes entre os elementos verticais e horizontais de bambu que permite que a casa seja dobrada.

Planta do piso. Cortesia de Barberio Colella ARC

Por ser transportada já construída, a instalação no local requer muito poucos voluntários. Uma vez que a estrutura é aberta, as camadas duplas de juta podem ser preenchidas com lã para isolamento. 

No local, as casas modulares podem ser arranjadas e combinadas para criar espaços maiores dependendo das necessidades dos moradores. Os arquitetos prevêem várias destas estruturas "agregando-se umas com as outras para formas casas duplas ou quádruplas, pequenas vilas e assim por diante para facilitar a vida da comunidade após a tragédia do terremoto." Desastres podem destruir em questão de minutos, mas as estruturas de Barberio Colella permitem que as comunidades se reconstruam o mais rapidamente possível. 

Cortesia de Barberio Colella ARC
Cortes. Cortesia de Barberio Colella ARC

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Barberio Colella ARC projeta casas "pop-up" no Nepal" [Barberio Colella ARC Designs Pop-Up Home to Rebuild Nepalese Lives in "Just a Minute"] 02 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776295/barberio-colella-arc-projeta-casas-pop-up-no-nepal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.