Palazzo della Civiltà Italiana em Roma é reapropriado pela marca Fendi

O Palazzo della Civiltà Italiana é, talvez, o projeto mais emblemático construído durante a ditadura fascista de Benito Mussolini, que governou a Itália de 1922 a 1943. Agora, sessenta ano depois e nunca tendo sido usado, a marca italiana Fendi e o arquiteto Marco Constanzi propuseram - sem escapar de controvérsias - a transformação do edifício e seu entorno em um espaço de trabalho para 450 funcionários.

O edifício, um marco arquitetônico projetado por Giovanni Guerrini, Ernesto Bruno La Padula e Mario Romanoas, fazia parte da fantasia de Mussolini de criar um "novo Império Romano". 

Segundo o jornal The Guardian, em resposta às críticas de que a companhia está ignorando o significado histórico do edifício, o Diretor Executivo da Fendi, Pietro Beccari, comentou: "Para mim isto não é uma questão. Para os cidadãos de Rom isto não é uma questão. Para os italianos isto não é uma questão. [...] Este edifício está além de uma discussão de política. Trata-se de estética. É uma obra-prima da arquitetura. Reconstruí-lo hoje custaria mais de 500 milhões de euros." E continuou: "Para os italianos e para os romanos, ele está completamente descarregado, vazio de qualquer significado daquele período [...], não houve atividade política aqui. Nunca o vimos através das lentes do fascismo."

Ouça o editor do ArchDaily James Taylor-Foster discutir im impacto da proposta da Fendi na Monocle 24 (33:20):

Palazzo della Civiltà Italiana em construção. Imagem

Via The Guardian, The Architectural Review

Sobre este autor
Cita: AAA. "Palazzo della Civiltà Italiana em Roma é reapropriado pela marca Fendi " [Fendi Fashion House Relocates to the Palazzo della Civiltà Italiana in Rome] 30 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776163/palazzo-della-civilta-italiana-em-roma-e-reapropriado-pela-marca-fendi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.