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  7. Escola Primária Santa Maria da Cruz / Baldasso Cortese Architects

Escola Primária Santa Maria da Cruz / Baldasso Cortese Architects

  • 17:00 - 6 Outubro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Escola Primária Santa Maria da Cruz / Baldasso Cortese Architects
Escola Primária Santa Maria da Cruz / Baldasso Cortese Architects, © Peter Clarke
© Peter Clarke

© Peter Clarke © Peter Clarke © Peter Clarke © Peter Clarke + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Point Cook VIC, Austrália
  • Equipe de Projeto

    Steven Cortese, Devkrishna Mistry, Chris Le Page, Chris Le Page, Nic Lymn, Konrad Schaller, Anastasia Malishev, Lauren Martin, Gabriella Muto
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Construtora

    Melbcon
  • Paisagismo

    Land Projects
  • Engenharia Estrutural/Civil

    Meyer Consulting
  • Engenheira de Assistência

    MacCormack Associates
  • Topografia

    BSGM Consulting
  • Mais informações Menos informações
© Peter Clarke
© Peter Clarke

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto representa uma década de pensamento pedagógico e aprendizagem em Baldasso Cortese; reúne as ideias atuais na aprendizagem contemporânea, a participação da comunidade, a sustentabilidade e a tecnologia, criando assim uma escola para as crianças do século XXI. Nosso objetivo foi criar um espaço de aprendizagem divertido e atrativo para que os estudantes sintam-se felizes em ir à escola diariamente. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Esta nova escola representa a primeira etapa de um master plan que foi desenvolvido no ano de 2012 e estabelece um precedente arquitetônico e pedagógico. Um processo de desenho inclusivo junto ao Departamento de Educação Católica, à comunidade da Paróquia e à Escola levou a criação de um grande ambiente de aprendizagem interconectado com espaços especializados e áreas de aprendizagem ao ar livre. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

A criação de um grande e moderno ambiente de aprendizagem com capacidade para 250 estudantes, oferece desafios tanto no desenvolvimento de espaços a uma escala apropriada como também em uma construção rentável e eficiente. Criou-se um desenho intencionalmente irregular dentro de uma estrutura racional que proporciona uma variedade de espaços internos com grandes aberturas para possibilitar um ambiente de aprendizagem altamente permeável sem perder o sentido de intimidade e diversão. A transparência entre os espaços conecta os estudantes e cria um grande sentido de comunidade. Cada espaço de aprendizagem possui acesso direto aos 5 ambientes compartilhados. Muitas conexões em todas as direções amarram os espaços interiores de aprendizagem com os exteriores.

Planta Baixa
Planta Baixa

Nosso método de desenho, desde o começo, foi para localizar a escola e suas instalações na ambiência da nova comunidade, criando nos moradores um sentido de pertencimento e identidade ao utilizar o uso de metáforas de água (Port Philip Bay) e hortas no desenho do edifício e seus espaços.  

© Peter Clarke
© Peter Clarke

A escola é acolhedora e aconchegante, com uma paleta de materiais que proporciona um pano de fundo sereno às coloridas obras dos estudantes e aos móveis; tons mais escuros em combinação com o expansivo envidraçamento aumentam a transparência ao longo da escola. As placas de madeira desempenham um papel fundamental no tratamento acústico, sendo aplicadas nas paredes, pisos e tetos. 

Corte
Corte

As 'colmeias' são um foco dentro das duas áreas de aprendizagem, criando a oportunidade para que os professores possam ensinar tanto no interior das salas como ao redor deste espaço ou para que os alunos possam trabalhar de maneira individual ou em grupo. A transparência das colmeias mantém a conectividade com o resto da comunidade, permitindo também que os estudantes possam exibir seu trabalho. A infraestrutura TIC de alta capacidade permite o uso de notebooks e outros dispositivos móveis multimídias em qualquer lugar da escola, garantindo uma total conectividade. As estruturas conferem uma escala ao grande e volumoso espaço de aprendizagem. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

As duas 'colmeias' proporcionam à escola distintas atividades. Os professores podem criar exercícios ao redor destes elementos (a área das mesas) onde as crianças podem trabalhar. Geralmente, estes espaços são utilizados para disciplinas de cálculo e atividades de redação. Existem ocasiões em que a turma se organiza com os notebooks que estão configurados para que as crianças podem também utilizá-los, tornando a 'colmeia' um centro de escrita. 

Detalhe
Detalhe

Estes elementos proporcionam também um espaço de encontro e oportunidade. Os assentos no interior oferecem um 'espaço isolado' para que as crianças possam brincar ou estudar. A iluminação é excelente, com uma luz fluorescente redonda na abertura superior. O tapete de diferentes cores delimita uma área 'especial' no espaço.  

© Peter Clarke
© Peter Clarke

A 'colmeia' também conta com o beneficio adicional de armazenamento. As estantes proporcionam espaços de depósito para materiais de leitura e escrita e outros utilizados de maneira mais corriqueira. Na maioria das escolas, os depósitos ocupam muito espaço, mas as 'colmeias' permitem a combinação de um espaço de trabalho, de ócio e de armazenamento, tudo dentro de um mesmo elemento inovador. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Os materiais utilizados na construção das 'colmeias' são muito rígidos e após nove meses de funcionamento, as estruturas possuem o mesmo aspecto de quando foram instaladas. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Nosso objetivo é continuar desenvolvendo a marcenaria da 'colmeia' em elementos que informam e definem futuros espaços de aprendizagem. É importante criar ambientes de aprendizagem que são apropriados, divertidos e atrativos para as crianças. 

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Baldasso Cortese Architects
Escritório
Cita: "Escola Primária Santa Maria da Cruz / Baldasso Cortese Architects" [St Mary of the Cross Primary School / Baldasso Cortese Architects] 06 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774664/escola-primaria-santa-maria-da-cruz-baldasso-cortese-architects> ISSN 0719-8906

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