O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Austrália
  5. Baldasso Cortese Architects
  6. 2013
  7. Escola Primária Santa Maria da Cruz / Baldasso Cortese Architects

Escola Primária Santa Maria da Cruz / Baldasso Cortese Architects

  • 17:00 - 6 Outubro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Escola Primária Santa Maria da Cruz / Baldasso Cortese Architects
Escola Primária Santa Maria da Cruz / Baldasso Cortese Architects, © Peter Clarke
© Peter Clarke

© Peter Clarke © Peter Clarke © Peter Clarke © Peter Clarke + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Point Cook VIC, Austrália
  • Equipe de Projeto

    Steven Cortese, Devkrishna Mistry, Chris Le Page, Chris Le Page, Nic Lymn, Konrad Schaller, Anastasia Malishev, Lauren Martin, Gabriella Muto
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

  • Category

  • Construtora

    Melbcon
  • Paisagismo

    Land Projects
  • Engenharia Estrutural/Civil

    Meyer Consulting
  • Engenheira de Assistência

    MacCormack Associates
  • Topografia

    BSGM Consulting
  • Mais informações Menos informações
© Peter Clarke
© Peter Clarke

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto representa uma década de pensamento pedagógico e aprendizagem em Baldasso Cortese; reúne as ideias atuais na aprendizagem contemporânea, a participação da comunidade, a sustentabilidade e a tecnologia, criando assim uma escola para as crianças do século XXI. Nosso objetivo foi criar um espaço de aprendizagem divertido e atrativo para que os estudantes sintam-se felizes em ir à escola diariamente. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Esta nova escola representa a primeira etapa de um master plan que foi desenvolvido no ano de 2012 e estabelece um precedente arquitetônico e pedagógico. Um processo de desenho inclusivo junto ao Departamento de Educação Católica, à comunidade da Paróquia e à Escola levou a criação de um grande ambiente de aprendizagem interconectado com espaços especializados e áreas de aprendizagem ao ar livre. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

A criação de um grande e moderno ambiente de aprendizagem com capacidade para 250 estudantes, oferece desafios tanto no desenvolvimento de espaços a uma escala apropriada como também em uma construção rentável e eficiente. Criou-se um desenho intencionalmente irregular dentro de uma estrutura racional que proporciona uma variedade de espaços internos com grandes aberturas para possibilitar um ambiente de aprendizagem altamente permeável sem perder o sentido de intimidade e diversão. A transparência entre os espaços conecta os estudantes e cria um grande sentido de comunidade. Cada espaço de aprendizagem possui acesso direto aos 5 ambientes compartilhados. Muitas conexões em todas as direções amarram os espaços interiores de aprendizagem com os exteriores.

Planta Baixa
Planta Baixa

Nosso método de desenho, desde o começo, foi para localizar a escola e suas instalações na ambiência da nova comunidade, criando nos moradores um sentido de pertencimento e identidade ao utilizar o uso de metáforas de água (Port Philip Bay) e hortas no desenho do edifício e seus espaços.  

© Peter Clarke
© Peter Clarke

A escola é acolhedora e aconchegante, com uma paleta de materiais que proporciona um pano de fundo sereno às coloridas obras dos estudantes e aos móveis; tons mais escuros em combinação com o expansivo envidraçamento aumentam a transparência ao longo da escola. As placas de madeira desempenham um papel fundamental no tratamento acústico, sendo aplicadas nas paredes, pisos e tetos. 

Corte
Corte

As 'colmeias' são um foco dentro das duas áreas de aprendizagem, criando a oportunidade para que os professores possam ensinar tanto no interior das salas como ao redor deste espaço ou para que os alunos possam trabalhar de maneira individual ou em grupo. A transparência das colmeias mantém a conectividade com o resto da comunidade, permitindo também que os estudantes possam exibir seu trabalho. A infraestrutura TIC de alta capacidade permite o uso de notebooks e outros dispositivos móveis multimídias em qualquer lugar da escola, garantindo uma total conectividade. As estruturas conferem uma escala ao grande e volumoso espaço de aprendizagem. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

As duas 'colmeias' proporcionam à escola distintas atividades. Os professores podem criar exercícios ao redor destes elementos (a área das mesas) onde as crianças podem trabalhar. Geralmente, estes espaços são utilizados para disciplinas de cálculo e atividades de redação. Existem ocasiões em que a turma se organiza com os notebooks que estão configurados para que as crianças podem também utilizá-los, tornando a 'colmeia' um centro de escrita. 

Detalhe
Detalhe

Estes elementos proporcionam também um espaço de encontro e oportunidade. Os assentos no interior oferecem um 'espaço isolado' para que as crianças possam brincar ou estudar. A iluminação é excelente, com uma luz fluorescente redonda na abertura superior. O tapete de diferentes cores delimita uma área 'especial' no espaço.  

© Peter Clarke
© Peter Clarke

A 'colmeia' também conta com o beneficio adicional de armazenamento. As estantes proporcionam espaços de depósito para materiais de leitura e escrita e outros utilizados de maneira mais corriqueira. Na maioria das escolas, os depósitos ocupam muito espaço, mas as 'colmeias' permitem a combinação de um espaço de trabalho, de ócio e de armazenamento, tudo dentro de um mesmo elemento inovador. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Os materiais utilizados na construção das 'colmeias' são muito rígidos e após nove meses de funcionamento, as estruturas possuem o mesmo aspecto de quando foram instaladas. 

© Peter Clarke
© Peter Clarke

Nosso objetivo é continuar desenvolvendo a marcenaria da 'colmeia' em elementos que informam e definem futuros espaços de aprendizagem. É importante criar ambientes de aprendizagem que são apropriados, divertidos e atrativos para as crianças. 

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária Santa Maria da Cruz / Baldasso Cortese Architects" [St Mary of the Cross Primary School / Baldasso Cortese Architects] 06 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774664/escola-primaria-santa-maria-da-cruz-baldasso-cortese-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.