Peter Clarke

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Tubos de concreto transformados em elementos de arquitetura e espaços de estar

As infraestruturas urbanas permitem proporcionar conforto aos habitantes e mitigam possíveis riscos de desastres, como os alagamentos. As subterrâneas, especificamente, retiram dos nossos olhos os sistemas urbanos e configuram-se como verdadeiros labirintos sob as ruas. Distribuição de água potável, drenagem urbana, esgoto, e até fiação elétrica e fibra óptica em alguns casos, passam sob nossos pés sem que nos damos conta. Para tal, a indústria desenvolveu há cerca de 100 anos peças pré-moldadas de concreto que proporcionam rapidez construtiva, resistência adequada aos esforços e, principalmente, ao tempo. Tubulações de concreto de seção circular, nos mais diversos diâmetros, talvez sejam os condutos mais utilizados e são onipresentes no mundo. Mas há quem também use essas estruturas aparentes, em criativos usos arquitetônicos.

Sobreposto, embutido e flutuante: Quais os tipos de rodapés?

Arquitetos são conhecidos por retornarem das viagens com mais fotos de prédios do que de pessoas e terem um vocabulário com muitos jargões próprios. Claro, esses são clichês que nem sempre são verdades. Mas algo que une a maioria dos projetistas é prestar atenção em cada um dos detalhes que compõem um projeto. Seja o material que reveste a fachada, a junção entre os pisos, de que forma as portas abrem, o tipo da esquadria, como foram montadas as formas para uma concretagem, entre muitos outros. Mas um pormenor que geralmente passa despercebido para a maioria (e que faz uma diferença imensa no aspecto dos projetos de interiores) são os rodapés.

Hospital Gandel Wing / Bates Smart

© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke+ 17

  • Arquitetos: Bates Smart
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

Efeito Borboleta: 4 dicas que permitem que o projeto arquitetônico ajude a combater problemas globais

Em um mundo majoritariamente urbano, que constantemente precisa lidar com questões complexas como geração de resíduos sólidos, desabastecimento de água, desastres naturais, poluição atmosférica, e mesmo com a disseminação de doenças, é impossível ignorar o impacto das atividades humanas no meio ambiente. A mudança climática é dos maiores desafios do nosso tempo e torna-se urgente buscar formas de, ao menos, desacelerar esse processo dramático. Para contribuir efetivamente nisso, nossos hábitos de produção, consumo e construção terão de ser modificados, ou a degradação do meio ambiente e mudanças climáticas continuarão diminuindo a qualidade e a duração de nossa vida e das gerações futuras.

Mesmo parecendo inatingíveis e distantes, as diversas questões de ineficiências e desperdícios estão muito mais próximos do que podemos imaginar e presentes nos edifícios que usamos no cotidiano. Como arquitetos, essa questão é ainda mais amplificada, pois lidamos com decisões projetuais e especificação de materiais diariamente. Em outras palavras, nossas decisões realmente têm um impacto em nível global. Como podemos usar o 'efeito borboleta' para um futuro saudável para o nosso mundo?

Banheiros de concreto aparente: Brutalismo no espaço íntimo

Por que usar concreto nos banheiros?

Béton brut ou "concreto bruto" é um material naturalmente poroso que oferece muitas vantagens para o projeto e a construção de um banheiro. Como material impermeável e resistente à pressão, é fácil de limpar, não se deteriora, previne o fungo do banheiro e possui uma baixa manutenção. Atraente e funcional, o concreto é versátil tanto para mobiliário no local como para o revestimento de parede, pisos e até pisos de áreas molhadas. Além disso, devido à sua massa térmica, o concreto é um excelente material para aquecimento de piso.

Casa Armadale / B.E Architecture

© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke+ 20

Melbourne, Austrália
  • Arquitetos: B.E Architecture
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: B.E Architecture, Brodware, Classicon, Eco Outdoor, Granite Works, +2

Como projetar assentos para teatro: 21 layouts detalhados

Linhas de visão da plateia, acústica e acessibilidade fazem da disposição dos assentos de teatros uma grande e precisa arte. Como parte de seu conjunto de recursos online para arquitetos e designers, a equipe do Theatre Solutions Inc (TSI) compilou um catálogo com 21 exemplos de layouts de assentos de teatro. Cada layout é bem detalhado, com informações sobre o número de assentos, área de piso destinada a eles e espaçamento entre filas. Estes layouts se dividem em três formas gerais; e para complementar esta informação, juntamente com diagramas da TSI, nós incluímos os prós e contras de cada tipo, bem como exemplos de projetos que utilizam cada formato. Saiba mais a seguir.

Centro de Artes Performáticas Blyth / Stevens Lawson Architects. Imagem © Mark SmithTeatro Agora / UNStudio. Imagem © Iwan BaanTeatro Ulumbarra / Y2 Architecture. Imagem © Peter ClarkeElbphilharmonie de Hamburgo / Herzog & de Meuron. Imagem © Iwan Baan+ 32

Casa Geminada Fitzroy / Taylor Knights

© Peter Clarke
© Peter Clarke

© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke+ 38

Pavilhão Entre Árvores / Branch Studio Architects

© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke+ 24

Balnarring, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Beeline design, Kartell, Milli, Nest Workshop, Olnee Rammed Earth

Nightingale 1 / Breathe Architecture

© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke© Eve Wilson+ 16

Brunswick, Austrália

Casa Elwood / SJB

© Peter Clarke© Aaron Puls© Peter Clarke© Peter Clarke+ 10

Elwood, Austrália
  • Arquitetos: SJB
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Custom Stained Timber, Dura Floor, Fastmount®, G-LUX

Fotos da Semana: 10 imagens de banheiros e seus detalhes

© Peter Clarke
© Peter Clarke

© Justin Alexander© Erieta Attali© Photographix© Ralph Feiner+ 12

É cada vez mais frequente vermos projetos que se empenham em fazer dos banheiros ambientes agradáveis e atraentes aos usuários. Com isso em mente, compilamos a seguir dez fotografias que apresentam o potencial dos banheiros enquanto ambientes interessantes no projeto, com diferentes configurações espaciais e materiais inovadores. 

Residência Canterbury Road / B.E Architecture

© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke+ 23

South Yarra, Austrália
  • Arquitetos: B.E Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  440
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016

30 Cortes de auditórios para te inspirar

Abordar o espaço de um auditório através de seus cortes permite entender a representação como uma adequada ferramenta para se aproximar ao projeto de acústica, acessibilidade e iluminação. Estes componentes são os que fazem do desenho de um auditório uma tarefa complexa, e que evidenciam a necessidade de realizar estudos pertinentes e específicos.

Existe uma diversidade de respostas às coxias de um auditório que concebem múltiplas formas de afrontar as demandas que exigem. Por isso, selecionamos uma série de cortes de diferentes auditórios que podem te ajudar a compreender como alguns arquitetos resolveram este desafio.

A seguir, veja a seleção de 30 auditórios que podem te inspirar.

Shanghai Tower vence o Emporis Skyscraper Award 2015

A Gensler's Shanghai Tower venceu o Prêmio Emporis Skyscraper de 2015. Selecionada entre mais de 300 edifícios de mais de 100 metros de altura concluídos em 2015, o júri da Emporis ficou impressionado com a "elegante forma cilíndrica em espiral" da Torre de Xangai e a "extraordinária eficiência energética", provida em parte por sua fachada dupla.

Atualmente, o segundo edifício mais alto do mundo, com 632 metros, a Shanghai Tower torna-se o segundo edifício chinês a conquistar o prêmio Emporis, depois que Wangjing SOHO, de Zaha Hadid Architects, recebeu o prêmio no ano passado. Além do projeto de primeiro lugar, de Gensler, a Emporis também reconheceu 9 finalistas, incluindo o edifício de Rafael Viñoly Architects, 432 Park Avenue, o Icon Bay, do escritório Arquitectonica em Miami e a Torre Evolution em Moscou, de Kettle Collective e RMJM Edinburgh. A seguir os dez projetos premiados.

Parte Noroeste da Universidade de Monash / Jackson Clements Burrows

© Peter Clarke © Peter Clarke © Peter Clarke © Peter Clarke + 18

Keysborough, Austrália
  • Arquitetos: Jackson Clements Burrows
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Anderson Group, Sculptform, Webforge

Casa Trentham / Glow

© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke© Peter Clarke+ 22

Trentham, Austrália
  • Arquitetos: Glow
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  253
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Binq