BAKPAK Architects + EovaStudio vencem concurso para edifício multifuncional na Polônia

O escritório Bakpak Architects foi premiado com o primeiro lugar no concurso de projeto para um edifício multifuncional em Rzeszow, Polônia, no qual os organizadores exigiam uma "proposta que, por um lado, adotasse uma postura de respeito ao entorno urbano e, por outro, resolvesse urbanisticamente as conexões entre os distintos espaços confluentes", explicaram os arquitetos.

Prestando homenagem à "tradicional feira local de artesanatos cerâmicos", a proposta do escritório incorpora em seu projeto um hotel, áreas comerciais, habitações e um clube.

Saiba mais sobre a proposta, a seguir.

BAKPAK Architects + EovaStudio vencem concurso para edifício multifuncional na Polônia - Mais Imagens+ 12

Processo conceitual. Cortesia de Bakpak Architects

Dos arquitetos: A tradição no mundo moderno é o fio condutor do trabalho desenvolvido. O pátio da cerâmica deve seu nome à tradicional feira local de artesanato cerâmico. Esta tradição hoje é apenas uma recordação e através deste projeto, queremos trazer de volta à vida este valioso patrimônio da cidade.

Processo volumétrico. Cortesia de Bakpak Architects

A composição do edifício se baseia na urbanização da zona central: seguindo o alinhamento das ruas do entorno obtemos um edifício com uma forma compacta, recortado externamente com linhas fortes, porém, isso não ocorre internamente, em respeito ao Pátio da Cerâmica - um novo espaço público "no coração" do edifício proposto. Este novo espaço chamado "Pátio da Cerâmica" apresenta uma forma arredondada e um corte cônico que se opõe à geometria externa das ruas.

Maquete. Cortesia de Bakpak Architects

O processo de criação da cerâmica influenciou na decisão da forma do edifício, tanto internamente quando externamente, graças à possibilidade de cortar, talhar e modelar a peça no torno de oleiro. Assim surgiu a ideia de trabalhar com argila. Buscamos um edifício talhado no solo com uma grande surpresa e seu interior.

Cortesia de Bakpak Architects

O pátio é considerado um lugar público. Será completamente peatonal e diretamente conectado ao Mercado Viejo. Tendo em conta o fluxo de pessoas da praça do mercado, a entrada principal do pátio foi projetada como uma grande porta aberta que convida os pedestres a entrar.

O programa do edifício consiste em áreas comerciais, um hotel, unidades residenciais e um clube aberto ao público com restaurante.

Cortesia de Bakpak Architects
  • Arquitectos

    BAKPAK Architects, EovaStudio
  • Localização

    Rzeszow, Polônia
  • Prêmio

    Primeiro lugar
  • Área

    24.000m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Cortesia de Bakpak Architects
Sobre este escritório
Cita: Valencia, Nicolás. "BAKPAK Architects + EovaStudio vencem concurso para edifício multifuncional na Polônia" [BAKPAK Architects + EovaStudio, primer lugar en concurso de edificio multifuncional en Polonia] 01 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774524/bakpak-architects-plus-eovastudio-vencem-concurso-para-edificio-multifuncional-na-polonia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.