O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Dingbat Cobogó / Guilherme Luigi

Dingbat Cobogó / Guilherme Luigi

Dingbat Cobogó / Guilherme Luigi
Dingbat Cobogó / Guilherme Luigi, © Guilherme Luigi
© Guilherme Luigi

O cobogó é a inspiração para a fonte digital Dingbat Cobogó desenvolvida por Guilherme Luigi. Os símbolos foram criados a partir da pesquisa realizada por Josivan Rodrigues para o seu livro Cobogó de Pernambuco

© Pedro Toscano © Josivan Rodrigues © Luiza Assis © Ricardo Inov + 8

Dingbats são fontes que utilizam símbolos e/ou ícones ao invés de letras e números. A fonte digital Dingbats Cobogó apresenta 36 símbolos em versão positiva e negativa. Disponibilizada para download gratuitamente através do site dingbatcobogo.com.br, a fonte pode ser utilizada em qualquer programa com editor de texto. “A intenção do projeto é popularizar o acesso dessa gráfica da cidade para o uso comum além de preservar sua memória”, explica Luigi.

© Ricardo Inov
© Ricardo Inov

Um dos usos possíveis, o Lambe-lambe Cobogó, foi aplicado na intervenção urbana homônima durante o 23º Festival de Inverno de Garanhuns se desdobrando em outras intervenções e usos após o festival.

© Guilherme Luigi
© Guilherme Luigi

A fonte ainda participou da exposição CIDADE GRÁFICA que investigou as relações poéticas e críticas entre o design gráfico e as questões urbanas através de 40 projetos em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo. Com curadoria dos designers Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos, a exposição reúne projetos gráficos (livros, cartazes, fontes), pesquisas acadêmicas e obras na fronteira entre design e artes visuais.

Clique aqui para fazer o download da fonte.

© Luiza Assis
© Luiza Assis

O cobogó

Criado em Pernambuco, o cobogó é um elemento pré-fabricado vazado que se utiliza na construção civil em substituição à alvenaria, garantindo ventilação e iluminação naturais no interior dos edifícios. Seu nome vem das sílabas iniciais dos sobrenomes dos seus criadores, os engenheiros radicados no Recife no início do século XX Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

Cobogós: breve história e usos

Os cobogós podem apresentar desde os formatos mais simples, com uma geometria básica, até peças de geometria mais complexa e formas esculturais que compõem padrões gráficos sofisticados e vão além da função de ventilação, passando a funcionar como elemento decorativo, como acontece com revestimentos como azulejos e ladrilhos hidráulicos.

© Josivan Rodrigues
© Josivan Rodrigues

Encontrados em edificações de todo o Brasil, seja em pequenos conjuntos ou compostos em panos de diversas dimensões, o cobogós é importante elemento do nosso imaginário e do repertório arquitetônico. Um registro inédito dessa iconografia foi concretizado no livro “Cobogó de Pernambuco”, cuja autoria é de Josivan Rodrigues, Cristiano Borba e Antenor Vieira.

© Josivan Rodrigues
© Josivan Rodrigues

Texto por: Guilherme Luigi

Ver a galeria completa

Cita: Victor Delaqua. "Dingbat Cobogó / Guilherme Luigi" 27 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774412/dingbat-cobogo-guilherme-luigi> ISSN 0719-8906
Ler comentários