Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Londrina / Vilanova Artigas

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Por Maria Augusta Pisani e Paulo Roberto Corrêa

A proposta da estrutura materializa-se por meio de um conjunto de cascas de concreto com doze centímetros de espessura. Tal dimensionamento, além de propiciar uma leveza estrutural e visual para o conjunto, explorando os recursos tecnológicos do concreto armado de forma inovadora, objetivava também consumir uma quantidade mínima de material.

Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Londrina / Vilanova Artigas - Imagem 8 de 25
© Yutaka Yasunaka. Via Londrina Histórica

O projeto desenvolve-se longitudinalmente ao eixo Leste-Oeste, constituído por um bloco de forma trapezoidal de quatro pavimentos em planta livre, que são interligados por escadas e rampas, que abriga as funções administrativas e de serviços de apoio aos passageiros em trânsito. Na fachada sul, já que a incidência de sol é bastante diminuta, foi proposto como fechamento, uma caixilharia de ferro e de grandes panos de vidros transparentes, dialogando, harmoniosamente, com o desenho esbelto e leve da marquise em concreto armado, que se apoia na estrutura do bloco administrativo e em duas estruturas tubulares em forma de V. Esta marquise busca o usuário na rua, no nível superior do bloco, pois o terreno apresenta um desnível de aproximadamente quatro metros em relação à plataforma de embarque e desembarque de passageiros. A ligação entre o nível mais alto e as plataformas se dá através de rampas.

Plantas. Via Ana Maria Barbosa Lemos, 2007

Sustentada por este bloco, desenvolve-se a sequência das sete abóbadas que irão proteger os passageiros do sol e da chuva no momento do embarque e do desembarque, como também, as sete baias para os ônibus, posicionadas de forma oblíqua à plataforma. Na fachada norte, adota-se a solução de uma cortina de brise soleil.

Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Londrina / Vilanova Artigas - Janela
via Ana Maria Barbosa Lemos, 2007
Corte Longitudinal. Via Ana Maria Barbosa Lemos, 2007

A solução estrutural em casca de concreto tem como apoio intermediário entre as calotas, vigas em forma de V que cumprem duas funções simultaneamente. A primeira, de funcionar como calha para captação das águas pluviais, e a segunda, quando ficam em balanço após os apoios dos pilares, cumprem a função de provocar uma tensão inversa sobre a casca, solução criativa que permite que as cascas atinjam espessura média de doze centímetros. Da mesma forma, a armadura da casca é inovadora, pois acaba por produzir uma força de tração decorrente da perfeita conjugação harmoniosa entre os caminhos das tensões e o desenho da forma arquitetônica proposta pelo arquiteto.

Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Londrina / Vilanova Artigas - Porta, Janela, Cadeira
via Ana Maria Barbosa Lemos, 2007

A Praça Rocha Pombo dá a continuidade ao terminal, unindo-se a este por meio de escadas e fazendo a integração com a parte baixa da cidade, criando eixos de passagem com bela integração paisagística. O projeto paisagístico da praça foi executado em 1954, compondo-a de forma ajeitada aos espaços públicos da rodoviária.

Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Londrina / Vilanova Artigas - Imagem 11 de 25
© Fernando Stankuns
Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Londrina / Vilanova Artigas - Janela, Fachada
© Fernando Stankuns

Referência:
Maria Augusta Justi Pisani e Paulo Roberto Corrêa, "Rodoviárias de Londrina e Jaú: 4 Momentos (Projeto/Funcionamento/Obsolescência/Reabilitação)", em Anais do 7° Seminário DOCOMOMO Brasil, Porto Alegre, 2007. Disponível online.

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Londrina, Brasil

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Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Rodoviária de Londrina / Vilanova Artigas" 23 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774218/classicos-da-arquitetura-rodoviaria-de-londrina-vilanova-artigas> ISSN 0719-8906

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