Residencial Mann Island / Broadway Malyan

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 2 de 27Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 3 de 27Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 4 de 27Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 5 de 27Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Mais Imagens+ 22

  • Construção: BAM
  • Serviços Construtivos: Cundall
  • Projeto Ambiental: Cundall
  • Acessoria Breeam: Cundall
  • Engenharia Estrutural: Bingham Davies
  • Gestão De Obra: Tweeds
  • Paisagismo: Broadway Malyan
  • Engenharia: Gravitate
  • Consultoria Fachada: Wintech
  • Mechanical & Electrical: Cundall
  • Consultoria Acústica: Hoare Lea
  • Consultoria Engenharia: Webb Yates Engineers
  • Orçamento: £93million, (inclusive of public realm at £2.36million)
  • Gifa Custo Por M²: £1,942 per m²
  • BREEAM: Block 3 – BREEAM Excellent accreditation
  • Cidade: Liverpool
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 6 de 27
© Edmund Sumner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de uso misto Mann Island está inserido no porto mercantil tombado pelo Patrimônio Histórico de Liverpool. Trata-se de uma arquitetura comprometida com as complexidades e sutilezas das várias camadas de tecido urbano - e, assim fazendo, entrega um esquema ousado e diferenciado que propicia um ponto de articulação, uma interface contemporânea entre o grupo de edifícios de Pier Head (conhecidos como as "três Graças ") ao norte, e o Albert Dock, para o sul.

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 2 de 27
© Edmund Sumner

Projetado pelo diretor de Liverpool Studio, Matt Brook, Mann Island é o laureado com a premiação de RIBA, o Instituto Real de Arquitetos Britânicos (Royal Institute of British Architects - RIBA) deste ano.

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 10 de 27
© Edmund Sumner

O esquema consiste de três estruturas e três áreas públicas, compostas de dois volumes trapezoidais com funções residenciais e um bloco ortogonal de escritórios comerciais. As áreas públicas compõem uma sequência de espaços cuidadosamente desenhados que reconectam a cidade com a sua orla histórica.

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 15 de 27
Planta Térreo

O aspecto residencial do projeto reinventa a tipologia de apartamentos de alta densidade de centros de cidade. Externamente, as fachadas de granito criam uma escala cívica, enquanto que internamente, 12 pavimentos com pátios cobertos proporcionam um sentimento de comunidade residencial e um refúgio da cidade. Os pátios permitem que todos os 363 apartamentos possuam aspecto duplo e ventilação cruzada natural. A presença das de varandas internas proporcionam animação e reforçam um sentido de comunidade.

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 7 de 27
© Edmund Sumner

A geometria das duas formas residenciais relaciona-se com Mann Island e as Graving Docs do entorno, com suas coberturas escalonadas preservando as vistas-chave dos edifícios de Pier Head quando visto do Albert Dock. A geometria do cubo comercial, por outro lado, refere-se à construção de Mersey túnel, a rodovia adjacente, bem como proporciona uma base sólida de fundo para os volumes residenciais quando visto a partir do rio .

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 22 de 27
Corte AA

A presença tectônica de Mann Island é definido pela massa de seus dois edifícios residenciais: duas esculturas monolíticas com revestimentos em granito escuro e panos de vidros pigmentados em preto que flutuam por sobre pódios transparentes de pé direito duplo. O módulo das aberturas das fachadas escuras é jogado durante o dia, enriquecendo o espaço. Desprovidos de ornamentação, essas fachadas são um ode à arte minimalista, capturando sua abstração geométrica do espírito e essência deste movimento artístico.

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 3 de 27
© Edmund Sumner

Visto como um todo, essas superfícies pretas lisas apresentam um contraponto dramático à intensidade visual dos edifícios de Pier Head, enquanto ao mesmo tempo em harmonia com a água das docas circundante.

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 4 de 27
© Edmund Sumner

Integrado a este diálogo está a qualidade do granito polido, que foi selecionado para minimizar as inclusões minerais dentro do material, portanto maximizando sua sensitividade refletiva às condições do tempo e à rápida mudança da luz do ambiente das docas. Dentro desta dinâmica o granito polido e as fachadas de vidro refletem a textura do entorno tombado pelo patrimônio histórico, criando uma aparência em constante mudança à medida que os pedestres se movem ao redor e através dos edifícios.

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 11 de 27
© Edmund Sumner

Esta animação das fachadas residenciais é destacado pelos painéis envidraçados que se abrem para o interior, com janelas nas fachadas escuras que abrem para interiores ainda mais escuros. Durante a noite tudo muda: esculturas cívicas se transformam nos apartamentos do centro da cidade à medida que os moradores de cada bloco acendem suas luzes. Para maximizar o impacto do que aparece do exterior ser uma mudança na tipologia, a iluminação externa noturna do conjunto é restrita às bases comerciais enaltecendo a natureza flutuante dos edifícios acima.

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 17 de 27
Planta Inferior

Os pódios de vidros também criam um contraste visual para as bases sólidas dos edifícios adjacentes de Pier Head, enquanto que os telhados inclinados dos edifícios residenciais formam as quintas fachadas cujos coberturas são animadas com terraços com vista para o rio e o entorno urbano.

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 8 de 27
© Edmund Sumner

A quinta fachada é meticulosamente detalhada: a nitidez e precisão do projeto dos acabamentos e do átrio de cobertura elegantemente definem os dois canais de drenagem que circunscrevem cada uma das coberturas. As coberturas também proporcionam uma sensação de escala e textura, que é equilibrado pela pureza das suas elevações. Além disso, quando visto como uma composição, os vales e picos destes dois blocos residenciais refletem o skyline dos edifícios de Pier Head.

Residencial Mann Island / Broadway Malyan - Imagem 5 de 27
© Edmund Sumner

Os clientes deste projeto foram Neptune Developments e Countryside Properties. Após haver trabalhado com o Conselho Municipal de Liverpool e ter recebido apoio de CABE e Patrimônio Inglês English Heritage, as obras começaram em outubro 2007 e inaugurado na primavera de 2013.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Liverpool, Merseyside, UK

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residencial Mann Island / Broadway Malyan" [Mann Island / Broadway Malyan] 07 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774187/ilha-mann-broadway-malyan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.