O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Galeria
  4. Reino Unido
  5. Broadway Malyan
  6. 2013
  7. Residencial Mann Island / Broadway Malyan

Residencial Mann Island / Broadway Malyan

Residencial Mann Island / Broadway Malyan
Residencial Mann Island / Broadway Malyan, © Edmund Sumner
© Edmund Sumner

© Edmund Sumner © Edmund Sumner © Edmund Sumner © Edmund Sumner + 27

  • Construção

    BAM
  • Mecânica e Elétrica

    Cundall
  • Serviços Construtivos

    Cundall
  • Projeto Ambiental

    Cundall
  • Acessoria BREEAM

    Cundall
  • Engenharia Estrutural

    Bingham Davies
  • Gestão de Obra

    Tweeds
  • Paisagismo

    Broadway Malyan
  • Engenharia

    Gravitate
  • Consultoria Acústica

    Hoare Lea Acoustics
  • Consultoria Engenharia

    Webb Yates Engineers
  • Consultoria Fachada

    Wintech
  • Orçamento

    £93million, (inclusive of public realm at £2.36million)
  • GIFA custo por m²

    £1,942 per m²
  • BREEAM

    Block 3 – BREEAM Excellent accreditation
  • Mais informações Menos informações
© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de uso misto Mann Island está inserido no porto mercantil tombado pelo Patrimônio Histórico de Liverpool. Trata-se de uma arquitetura comprometida com as complexidades e sutilezas das várias camadas de tecido urbano - e, assim fazendo, entrega um esquema ousado e diferenciado que propicia um ponto de articulação, uma interface contemporânea entre o grupo de edifícios de Pier Head (conhecidos como as "três Graças ") ao norte, e o Albert Dock, para o sul.

© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

Projetado pelo diretor de Liverpool Studio, Matt Brook, Mann Island é o laureado com a premiação de RIBA, o Instituto Real de Arquitetos Britânicos (Royal Institute of British Architects - RIBA) deste ano.

© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

O esquema consiste de três estruturas e três áreas públicas, compostas de dois volumes trapezoidais com funções residenciais e um bloco ortogonal de escritórios comerciais. As áreas públicas compõem uma sequência de espaços cuidadosamente desenhados que reconectam a cidade com a sua orla histórica.

Planta Térreo
Planta Térreo

O aspecto residencial do projeto reinventa a tipologia de apartamentos de alta densidade de centros de cidade. Externamente, as fachadas de granito criam uma escala cívica, enquanto que internamente, 12 pavimentos com pátios cobertos proporcionam um sentimento de comunidade residencial e um refúgio da cidade. Os pátios permitem que todos os 363 apartamentos possuam aspecto duplo e ventilação cruzada natural. A presença das de varandas internas proporcionam animação e reforçam um sentido de comunidade.

© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

A geometria das duas formas residenciais relaciona-se com Mann Island e as Graving Docs do entorno, com suas coberturas escalonadas preservando as vistas-chave dos edifícios de Pier Head quando visto do Albert Dock. A geometria do cubo comercial, por outro lado, refere-se à construção de Mersey túnel, a rodovia adjacente, bem como proporciona uma base sólida de fundo para os volumes residenciais quando visto a partir do rio .

Corte AA
Corte AA

A presença tectônica de Mann Island é definido pela massa de seus dois edifícios residenciais: duas esculturas monolíticas com revestimentos em granito escuro e panos de vidros pigmentados em preto que flutuam por sobre pódios transparentes de pé direito duplo. O módulo das aberturas das fachadas escuras é jogado durante o dia, enriquecendo o espaço. Desprovidos de ornamentação, essas fachadas são um ode à arte minimalista, capturando sua abstração geométrica do espírito e essência deste movimento artístico.

© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

Visto como um todo, essas superfícies pretas lisas apresentam um contraponto dramático à intensidade visual dos edifícios de Pier Head, enquanto ao mesmo tempo em harmonia com a água das docas circundante.

© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

Integrado a este diálogo está a qualidade do granito polido, que foi selecionado para minimizar as inclusões minerais dentro do material, portanto maximizando sua sensitividade refletiva às condições do tempo e à rápida mudança da luz do ambiente das docas. Dentro desta dinâmica o granito polido e as fachadas de vidro refletem a textura do entorno tombado pelo patrimônio histórico, criando uma aparência em constante mudança à medida que os pedestres se movem ao redor e através dos edifícios.

© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

Esta animação das fachadas residenciais é destacado pelos painéis envidraçados que se abrem para o interior, com janelas nas fachadas escuras que abrem para interiores ainda mais escuros. Durante a noite tudo muda: esculturas cívicas se transformam nos apartamentos do centro da cidade à medida que os moradores de cada bloco acendem suas luzes. Para maximizar o impacto do que aparece do exterior ser uma mudança na tipologia, a iluminação externa noturna do conjunto é restrita às bases comerciais enaltecendo a natureza flutuante dos edifícios acima.

Planta Inferior
Planta Inferior

Os pódios de vidros também criam um contraste visual para as bases sólidas dos edifícios adjacentes de Pier Head, enquanto que os telhados inclinados dos edifícios residenciais formam as quintas fachadas cujos coberturas são animadas com terraços com vista para o rio e o entorno urbano.

© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

A quinta fachada é meticulosamente detalhada: a nitidez e precisão do projeto dos acabamentos e do átrio de cobertura elegantemente definem os dois canais de drenagem que circunscrevem cada uma das coberturas. As coberturas também proporcionam uma sensação de escala e textura, que é equilibrado pela pureza das suas elevações. Além disso, quando visto como uma composição, os vales e picos destes dois blocos residenciais refletem o skyline dos edifícios de Pier Head.

© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

Os clientes deste projeto foram Neptune Developments e Countryside Properties. Após haver trabalhado com o Conselho Municipal de Liverpool e ter recebido apoio de CABE e Patrimônio Inglês English Heritage, as obras começaram em outubro 2007 e inaugurado na primavera de 2013.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Residencial Mann Island / Broadway Malyan" [Mann Island / Broadway Malyan] 07 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774187/ilha-mann-broadway-malyan> ISSN 0719-8906