O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Suíça
  5. group8
  6. 2012
  7. Madeira no Céu / group8

Madeira no Céu / group8

  • 11:00 - 24 Setembro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Madeira no Céu / group8
Madeira no Céu / group8, © Régis Gola
© Régis Gola

© Régis Gola © Régis Gola © Régis Gola © Régis Gola + 22

© Régis Gola
© Régis Gola

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto baseia-se no conceito de uma estrutura elevada de madeira mesclada com um edifício existente graças a coerência entre as linhas horizontais e verticais, assim como a similaridade de combinação de cores que fazem com que as duas construções formem um todo unificado. 

© Régis Gola
© Régis Gola

O projeto encontra-se em um bairro regulamentado pela Loi sur les Surélévations (Lei sobre edifícios em altura) que possibilitava o aumento de altura da construção, o que objetivou a criação de nível adicional em um ático existente O maior desafio foi elevar as três escadas do edifício, mantendo a parte existente em funcionamento durante toda a obra, tudo em meio a uma área urbana. 

© Régis Gola
© Régis Gola

As características principais do projeto são as vistas que oferece da cidade a do lago. Naturalmente, a enfase tipológica favorece a localização dos dormitórios no lado do pátio e das áreas de estar no lado da rue Daubin, a fim de beneficiar os recintos com a melhor orientação. Os seis apartamentos, entre quatro e seis cômodos, possuem pontos de vista frontais e posteriores e se situam a ambos lados das três escadas. 

© Régis Gola
© Régis Gola

Os revestimentos interiores são de madeira e reboco de gesso no teto e nas paredes das áreas de estar. Uma isolação eficiente serve para limitar a perda de calor através da cobertura. Além disso, os apartamentos com vistas frontais e posteriores se beneficiam de uma excelente ventilação transversal natural.

© Régis Gola
© Régis Gola

Este projeto é a criação de um objeto de caráter sobre um edifício que parece banal, uma criação que confere a forma ao seu entorno através da criação de um vínculo entre o céu e a cidade.

Planta Baixa
Planta Baixa

 

© Régis Gola
© Régis Gola

 

© Régis Gola
© Régis Gola

Esta 'estrutura elevada' em madeira ocupa um nível adicional, assim como o nível do ático existente, a fim de obter um caráter unificado para a parte superior do edifício. As aberturas desenhadas para melhorar os novos apartamentos cortam a linha do céu criando assim um skyline descontínuo, enquanto as esquadrias sobressalientes garantem a proteção e a privacidade das áreas externas e das vistas laterias entre os diferentes apartamentos. Estas configurações também ajudam a emoldurar a paisagem longínqua.

 

 

Com exceção das paredes comuns em blocos de concreto, a totalidade da construção superior se fez de madeira. Os painéis pré-fabricados da fachada foram cobertos com um revestimento de madeira com fendas que se estende na fachada do ático existente, possibilitando a criação de um volume unitário com a parte elevada. 

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Madeira no Céu / group8" [Wood in the Sky / group8] 24 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773635/wood-in-the-sky-group8> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.