10 itinerários subterrâneos em São Paulo

Peça a uma criança que desenhe uma cidade. É provável que em meio a pessoas, árvores, casas e carros apareça também a imagem de edifícios em altura, arranha-céus, quiçá conformando até mesmo um skyline definido. A ideia de verticalidade é há muito associada ao imaginário da cidade, porém, a verticalidade é com frequência pensada apenas do chão para cima, isto é, o que se constrói a partir do empilhamento de pavimentos, deixando de lado o que acontece sob o solo que pisamos.

O subsolo é negligenciado enquanto lugar habitável, espaço de lazer ou de encontro, e lhe resta o papel de suporte para infraestruturas urbanas (transporte, esgoto etc.), porem, lugares muito interessantes podem se revelar se nos detivermos à exploração dos subterrâneos da cidade, como mostra este artigo publicado pelo site Buzzfeed sobre dez lugares subterrâneos em São Paulo que nos mostram uma face oculta da maior cidade da América do Sul.

Da Cripta da Catedral da Sé a um túnel usado por militares no início do século passado, conheça alguns dos lugares subterrâneos mais interessantes de São Paulo aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "10 itinerários subterrâneos em São Paulo" 15 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773598/10-itinerarios-subterraneos-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.