O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 9 arquitetos empreendedores que desenvolveram produtos e serviços inovadores

9 arquitetos empreendedores que desenvolveram produtos e serviços inovadores

9 arquitetos empreendedores que desenvolveram produtos e serviços inovadores
9 arquitetos empreendedores que desenvolveram produtos e serviços inovadores, Processo de desenho para B-and-Bee. Imagem © Hannes Geipel, Achilles Design
Processo de desenho para B-and-Bee. Imagem © Hannes Geipel, Achilles Design

Arquitetos adoram inovação; estão sempre em busca da última novidade em materiais e produtos que possam ser incorporados a seus projetos e ideias. Ainda assim, um campo onde raramente se inova: seu próprio negócio. Este artigo, publicado originalmente por Archipreneus como "Branching Out: 9 Architects Who Created Innovative Products," explora o mundo dos arquitetos que estão inovando de outras maneiras.

Durante décadas o modelo de negócio de arquitetura permaneceu o mesmo. Enquanto outras indústrias entravam na cada vez mais popular mentalidade das start-ups vista no setor tecnológico, os arquitetos permaneceram na ultrapassada troca de tempo por dinheiro. Em uma economia global competitiva, este modelo é altamente suscetível às mudanças no mercado imobiliário e possui opções limitadas de crescimento. Estas realidades tem incentivado alguns arquitetos a considerarem carreiras alternativas nas quais seu conjunto único de habilidades oferece uma vantagem competitiva.

Em contraste ao atual modelo de negócio da maioria dos escritórios de arquitetura, reunimos nove exemplos de arquitetos que criaram produtos e serviços inovadores. Esses empreendimentos oferecem numerosas vantagens quando se trata de crescimento de negócios, pois diferente do modelo de consultoria, a criação de produtos é altamente escalável e tem o potencial de proporcionar um fluxo contínuo de renda.

1. Frank O. Gehry

Escultura de Peixe em Barcelona – Frank Gehry
Escultura de Peixe em Barcelona – Frank Gehry

Fundada em 2002, o serviço de consultoria e software de Gehry Technologies Gehry Tech foi desenvolvido para adaptar a tecnologia utilizada na indústria aero-espacial e automotiva para formas arquitetônicas complexas. Não apenas a empresa teve papel integral no desenvolvimento da arquitetura assinada por Gehry, mas também fornece serviços de consultoria para o Estádio Nacional de Beijing de Herzog and de Meuron, o Louvre de Abu Dhabi de Jean Nouvel e muitos outros.

2. Bjarke Ingels Group

l tem alcançado tremendo sucesso em seu próprio escritório de arquitetura, mas isso não o impediu de continuar explorando novos meios para projetar e criar produtos. Em um envolvendo Friday LAB, BIG e d line, Ingels se inspirou em um telhado de forma hiperbólica para projetar uma fechadura de porta que sincroniza automaticamente com seu smartphone. Com a tecnologia desempenhando um papel cada vez mais importante em nossas vidas diárias, Friday Smart Lock é apenas o começo de uma revolução tecnológica na arquitetura que poderá expandir muito o alcance da profissão.

3. Jonathan Segal

Jonathan Segal optou por uma abordagem única para a sua carreira de arquiteto através do desenvolvimento de um modelo de negócio verticalmente integrado para arquitetura. Ao perseguir uma carreira de sucesso como desenvolvedor, Segal faz o que muitos arquitetos sonham fazer: ser capaz de financiar e projetar seus próprios edifícios. Além disso, Segal capitalizou o seu sucesso em uma carreira única híbrida e decidiu educar os outros através de sua série de seminários chamada Arquitetos como Desenvolvedores.

4. MIMA Lab

MIMA House. Imagem © MIMA Lab
MIMA House. Imagem © MIMA Lab

Marta Brandão e Mário Sousa utilizaram sua experiência projetual para capitalizar uma ideia antiga: conceitos de casas modulares pré-fabricadas. Com bastante frequência, as tentativas de rentabilizar a produção de casas pré-fabricadas têm resultado em resultados arquitetônicos estelares. Felizmente, as duas casas-conceito produzidas por MIMA Lab, a MIMA House e o MIMA Essencial, já percorram um longo caminho a partir dos gostos de Levittown. Brandão e Sousa trarão acabamentos de alto padrão projetuais para as massas, utilizando seus conhecimentos de arquitetura para criar um negócio em constante crescimento.

5. Eric Reinholdt

Predesigned plan set of the Longhouse. Imagem © Eric Reinholdt
Predesigned plan set of the Longhouse. Imagem © Eric Reinholdt

Eric Reinholdt percebeu seu desejo de construir algo por si próprio pela primeira vez quando uma economia delicada o forçou a aceitar um corte salarial, enquanto trabalhava para uma empresa pequena de seis pessoas. Naquele momento, ele aprendeu o que muitos outros não conseguem perceber, que sendo empregado de alguém não significa necessariamente a garantia do emprego. Ao fundar seu próprio escritório de design, 30X40 Design Workshop, Reinholdt agora tem a liberdade de escolher seu próprio horário e experimentar modelos de negócios alternativos, tais como a venda de plantas baixa por pacote. Reinholdt também escreveu um livro baseado em suas experiências Arquiteto + Empreendedor em que espera provocar mudanças positivas na indústria.

6. Greg Henderson

Desde quando estava na faculdade, o arquiteto Greg Henderson tem procurado desenvolver tecnologias para tornar os edifícios mais resistentes a desastres naturais como terremotos. Sua pesquisa o levou a investigar as possibilidades de 'Arquitetura de Campo Magnético' e ele tem percebido desde então a oportunidade de desenvolver um emocionante produto de varejo: o primeiro hoverboard do mundo (uma espécie de prancha de skate flutuante). Sua startup de 19 pessoas Arx Pax tem trabalhado para melhorar o produto nos últimos anos e está atualmente envolvida em uma campanha Kickstarter para financiar o seu desenvolvimento.

7. Compaan and Labeur

B-and-Bee. Imagem © Hannes Geipel, Achilles Design
B-and-Bee. Imagem © Hannes Geipel, Achilles Design

O projeto B-AND-BEE começou depois que duas empresas de design, Compaan and Labeur, venceram um concurso para projetar uma solução de habitação temporária para festivais de música. Eles então fizeram parceria com Achilles Design e One Small Step para começar o desenvolvimento de produto que envolvia grupos focados, prototipagem e teste. Sua solução inovadora envolve cápsulas de dormir em formato de colmeia de abelha que podem ser facilmente transportados e desmontados. Tendo já sido objeto de testes-piloto em vários festivais de música, a equipe espera começar a produção em massa.

8. Architecture 00

WikiHouse 4.0. Imagem © WikiHouse Foundation
WikiHouse 4.0. Imagem © WikiHouse Foundation

Fundada em 2005, Architecture 00 foca na pesquisa e estratégias de desenho urbanos de frutos de ações enquanto procura desenvolver processos inovadores e colaborativos para alterar o ambiente construído. Um dos seus mais recentes esforços, intitulado Wikihouse, traz os conceitos de tecnologia de código aberto usados em codificação e desenvolvimento de software e as aplica à arquitetura e construção. Este sistema utiliza manufatura digital para permitir que qualquer um baixe e "imprima" o seu próprio kit de peças para uma casa personalizada, de baixo custo e alto desempenho.

9. Archilogic

Modelo Digital da Farnsworth House. Imagem © Archilogic
Modelo Digital da Farnsworth House. Imagem © Archilogic

Arquitetos estão cada vez mais dependentes de ferramentas digitais para visualizar e desenvolver espaços complexos, e ainda assim, muito do nosso mundo físico só existe em duas dimensões quando se trata do mundo digital. Composta por uma equipe de profissionais de uma vasta gama de origens, incluindo arquitetura, ciência da computação aplicada, visualização digital 3D, estratégia, finanças, jurídico e marketing, Archilogic visa reproduzir nossos ambientes físicos total e plenamente no mundo digital. Com sua experiência combinada, estão preparados para oferecer serviços de modelagem digital que estarão em alta demanda, à medida que ambientes digitais em 3D tornaram-se predominantes.

Começar sua própria empresa de start-up pode parecer uma tarefa difícil, mas ela começa com uma ideia simples. Muitos dos arquitetos que aparecem nesta lista começaram descobrindo um problema ou uma necessidade, e, posteriormente, consideraram como a arquitetura ou o design poderia oferecer uma solução. É importante lembrar que é muito difícil conseguir alguma certa na primeira tentativa, e, portanto, a metodologia Lean start-up é uma abordagem essencial.

Esta metodologia começa com o desenvolvimento de um produto minimamente viável e como vendê-lo aos consumidores. A chave para este método não está investir pesadamente em uma ideia, mas testá-la no mercado com consumidores reais. Após um retorno positivo dos consumidores, pode-se continuar a desenvolver essas ideias e ampliá-las. Para saber mais sobre essa metodologia, considere a leitura The Lean Startup por Eric Ries.

Sobre este autor
Archipreneur
Autor
Cita: Archipreneur. "9 arquitetos empreendedores que desenvolveram produtos e serviços inovadores" [9 Entreprenurial Architects Who Developed Innovative Products and Services] 15 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773464/9-entreprenurial-architects-who-developed-innovative-products-and-services> ISSN 0719-8906
Ler comentários