Praça Mauá é reaberta no Rio de Janeiro

Praça Mauá, Rio de Janeiro. Image via bafafa.com.br

Neste domingo, 6 de setembro, foi reinaugurada no Rio de Janeiro a Praça Mauá, após quatro anos de obras de remodelação. Localizada na região central da cidade, próximo à orla, a praça teve sua área ampliada seis vezes com a derrubada do elevado da Perimetral, atingindo cerca de 25 mil metros quadrados e chegando quase até o mar da Baía de Guanabara.

A Praça é o primeiro projeto a ser inaugurado na nova Orla do Conde, uma faixa de terra que se estende por 3,5 quilômetros, entre o Armazém 8 do Cais do Porto e a Praça da Misericórdia, e conta com 27 centros culturais e museus.

Praça Mauá, Rio de Janeiro. Image via Museu de Arte do Rio

Urbanizada no início do século passado, quando 1,5 milhão de metros quadrados foram aterrados para a construção do Porto do Rio, a Praça Mauá surgiu com a antiga Avenida Central, atual Avenida Rio Branco. Nomeada em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), o empreendedor e abolicionista Barão de Mauá, a praça representava a integração da cidade ao Porto e à Baía de Guanabara.

Fazem parte também da nova orla o Museu do Amanhã, projeto de Santiago Calatrava previsto para ser inaugurado ainda este ano, e ainda 560 metros de trilhos por onde passará um VLT.

Projeto de Calatrava no Rio, Museu do Amanhã está próximo de ser concluído

Referência: EBC

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Praça Mauá é reaberta no Rio de Janeiro" 08 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773222/praca-maua-e-reaberta-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.