Projeto de Calatrava no Rio, Museu do Amanhã está próximo de ser concluído

Com 94% de sua obra concluída, o Museu do Amanhã, projeto do arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava, está muito próximo de ser inaugurado. Localizado no Rio de Janeiro, mais precisamente na renovada Praça Mauá, prolongando-se em direção ao mar na Baía de Guanabara, o projeto abrirá suas portas na segunda quinzena de setembro, segundo informações da prefeitura.

O projeto está em fase de finalização e conta com os esforços de 750 operários para garantir a conclusão no prazo anunciado pelas autoridades. Quinze mil metros quadrados de área construída sob uma envoltória inspirada, segundo o arquiteto, em uma flor de bromélia, a área total da obra atinge quase 30 mil m² se forem considerados os jardins e espelhos d’água.

Boa parte do projeto já está completamente finalizada, como é o caso das áreas administrativas, do auditório para 400 espectadores e do subsolo, onde estão instalados os sistemas de climatização do museu e de filtragem da água da Baía de Guanabara.

Cinco perguntas definem a narrativa que envolve os visitantes nos espaços do segundo pavimento do museu: De onde viemos?; Quem somos?; Onde estamos; Para onde vamos?; e Como queremos ir?. Essas questões, de ordem existencial, são acompanhadas por exposições permanentes e obras interativas.

Além destas, exposições temporárias também fazem parte da programação do equipamento. Marcada para 2016, a primeira delas homenageia Santos Dumont e, também programada para o próximo ano, haverá uma instalação sobre a demolição da Perimetral, com imagens de Vik Miniz e Andrucha Waddington.

O Museu do Amanhã é um dos equipamentos mais importantes da área cultural do projeto Porto Maravilha, plano que pretende reestruturar o centro do Rio de Janeiro através de uma série de grandes obras – como, por exemplo, a construção de 4,8 quilômetros de túneis, 17 quilômetros de ciclovias, 700 quilômetros de infraestrutura urbana e a demolição do Elevado da Perimetral – para um público que, não por acaso, não é aquele que hoje habita e utiliza o centro da capital.

Referência: O Globo

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Projeto de Calatrava no Rio, Museu do Amanhã está próximo de ser concluído" 16 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768578/museu-do-amanha-projeto-de-santiago-calatrava-no-rio-esta-proximo-de-ser-concluido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.