O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Projeto de Calatrava no Rio, Museu do Amanhã está próximo de ser concluído

Projeto de Calatrava no Rio, Museu do Amanhã está próximo de ser concluído

Projeto de Calatrava no Rio, Museu do Amanhã está próximo de ser concluído
Projeto de Calatrava no Rio, Museu do Amanhã está próximo de ser concluído, Museu do Amanhã. Fonte: Divulgação
Museu do Amanhã. Fonte: Divulgação

Com 94% de sua obra concluída, o Museu do Amanhã, projeto do arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava, está muito próximo de ser inaugurado. Localizado no Rio de Janeiro, mais precisamente na renovada Praça Mauá, prolongando-se em direção ao mar na Baía de Guanabara, o projeto abrirá suas portas na segunda quinzena de setembro, segundo informações da prefeitura.

O projeto está em fase de finalização e conta com os esforços de 750 operários para garantir a conclusão no prazo anunciado pelas autoridades. Quinze mil metros quadrados de área construída sob uma envoltória inspirada, segundo o arquiteto, em uma flor de bromélia, a área total da obra atinge quase 30 mil m² se forem considerados os jardins e espelhos d’água.

Boa parte do projeto já está completamente finalizada, como é o caso das áreas administrativas, do auditório para 400 espectadores e do subsolo, onde estão instalados os sistemas de climatização do museu e de filtragem da água da Baía de Guanabara.

Cinco perguntas definem a narrativa que envolve os visitantes nos espaços do segundo pavimento do museu: De onde viemos?; Quem somos?; Onde estamos; Para onde vamos?; e Como queremos ir?. Essas questões, de ordem existencial, são acompanhadas por exposições permanentes e obras interativas.

Além destas, exposições temporárias também fazem parte da programação do equipamento. Marcada para 2016, a primeira delas homenageia Santos Dumont e, também programada para o próximo ano, haverá uma instalação sobre a demolição da Perimetral, com imagens de Vik Miniz e Andrucha Waddington.

O Museu do Amanhã é um dos equipamentos mais importantes da área cultural do projeto Porto Maravilha, plano que pretende reestruturar o centro do Rio de Janeiro através de uma série de grandes obras – como, por exemplo, a construção de 4,8 quilômetros de túneis, 17 quilômetros de ciclovias, 700 quilômetros de infraestrutura urbana e a demolição do Elevado da Perimetral – para um público que, não por acaso, não é aquele que hoje habita e utiliza o centro da capital.

Referência: O Globo

Cita: Romullo Baratto. "Projeto de Calatrava no Rio, Museu do Amanhã está próximo de ser concluído" 16 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768578/museu-do-amanha-projeto-de-santiago-calatrava-no-rio-esta-proximo-de-ser-concluido> ISSN 0719-8906